Tecnologias OpenSource dão um salto em Nuvem

Procura por tecnologias OpenSource em Nuvem crescerá 30% em 2016, segundo IDC. Listamos algumas dessas plataformas que se tornaram mantra em Cloud

As plataformas abertas em Cloud Computing (Computação em Nuvem) estão em alta. Estudo da IDC sobre previsões para 2016 revela que a procura pelas tecnologias OpenSource (de código aberto) em Nuvem crescerá 30% este ano e estão sendo consideradas por executivos de Tecnologia da Informação (TI) para colocar em ação novos projetos de apoio aos negócios.

Aproveitamos este post para mostrar a evolução desse mercado e apresentar tecnologias OpenSource em Nuvem que estão conquistando legiões de fãs entre desenvolvedores e empresas. A ideia é mostrar as opções de serviços para você na hora de migrar para Cloud. Algumas das ferramentas estão se tornando um mantra entre as plataformas abertas.

De acordo com o estudo da IDC, as tecnologias OpenSource em Nuvem deram um salto da América Latina, refletindo a tendência global. Segundo a consultoria, em 2015 mais de 30% dos CIOs (Chief Information Officers) da região buscaram ferramentas de código aberto em Cloud para projetos de TI.

Em 2016, mais de dois terços dos novos projetos de TI deverão contemplar tecnologias OpenSource, segundo a IDC. Entre as iniciativas estão as implementações envolvendo mobilidade e ações para lidar com o fenômeno do chamado Big Data (grandes volumes de dados), rede social e Internet das Coisas baseadas em Cloud Computing.

Pelas projeções da IDC, mais metade dos projetos de Big Data implementados nos últimos 12 meses na América Latina foram baseados na tecnologia OpenSource Hadoop. Essa é uma das plataformas que mais vem se destacando em Nuvem. O sistema foi criado pela Java Hadoop para processar grandes volumes de dados em tempo real e dar apoio à análise de informações de valor para decisões mais acertadas nos negócios.

Ao lado de Hadoop, outra tecnologia OpenSource com demanda crescente no mercado é o software OpenStack, conhecido como o sistema operacional de Nuvem. Trata-se de uma solução com capacidade para gerenciar componentes de infraestruturas virtualizadas em larga escala.

Muitas das tecnologias de OpenSource em Nuvem estão sendo procuradas para combinar PaaS (Plataforma como Serviço) com desenvolvimento e testes dos aplicativos de negócios com redução de custos. Há também uma forte demanda pelas ferramentas de código aberto para criação de máquinas virtuais e armazenamento de dados.

Flexibilidade, escalabilidade e potencial para redução de custos dos projetos de TI são alguns dos fatores que estão atraindo desenvolvedores e empresas para as tecnologias OpenSource em Nuvem. Entre os setores que mais apostam no código aberto estão órgãos de governo e pequenos e médios negócios.

Tecnologias OpenSource em Nuvem que fazem sucesso

Além de Hadoop e OpenStack, outras tecnologias OpensSource estão sendo impulsionadas pela Cloud Computing, como por exemplo, o banco de dados NoSQL, as plataformas de virtualização Linux Containers (LXC) e Docker.

Listamos a seguir algumas dessas ferramentas para que você possa eleger qual atende mais a necessidade de seus negócios em Nuvem.

Docker

A tecnologia Docker é um novo conceito de virtualização que vem ganhando espaço nas comunidades de desenvolvedores, pegando carona com a filosofia do DevOps que prega o trabalho em equipe alinhando com os negócios de forma colaborativa. A tecnologia Docker é uma alternativa ao sistema tradicional de máquinas virtuais (VMs). Foi apresentada ao mercado em 2013, criada por Solomon Hykes, e hoje faz muito sucesso em Nuvem, pois é muito procurada por desenvolvedores e administradores de sistemas por ofercer mais rapidez na criação, implantação, gerenciamento e execução de aplicações distribuídas.

KVM

A ferramenta Kernel-based Virtual Machine (KVM) é uma solução que vem sendo bastante utilizada pelos fãs de OpenSouce para virtualização de computadores em alternativa aos hypervisores tradicionais do mercado. A tecnologia pode rodar clientes Windows e Linux. Entretanto, apresenta melhor performance com em sistemas Linux a com kernel (núcleo) 2.2.20 que vem com KVM incluído.

Xen

O hypervisor Xen é uma ferramenta para virtualização de hardware que é fornecida atualmente pela Citrix. O sistema Xen foi originalmente desenvolvido como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, liderado pela XenSource. Em 2007, foi adquirido pela Citrix e atualmente suporta virtualização de servidores e de estação de trabalho de usuários.

VirtualBox

É uma tecnologia de virtualização criada inicialmente para desktops. Foi desenvolvida pela Sun e agora pertence à Oracle. Pode ser utilizada para virtualização de PC e servidores.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou