Storage em Nuvem para domar grandes volumes de dados

A Embratel lançou duas ofertas de Storage para acesso a dados com escalabilidade e ganhos de performance. Confira as novidades

O tráfego global da Internet vai mais que triplicar até 2020 e alcançar 2,3 zettabytes ante os 870 exabytes reportados em 2015, segundo estudos de mercado. Isso significa que as companhias serão inundadas por mais informações ainda. A oferta Storage as a Service (STaaS) ou armazenamento como serviço é a solução de Cloud Computing (Computação em Nuvem) ideal para que as organizações aumentem a capacidade de gerenciar dados com redução de custos e mais eficácia.

A proposta do STaaS é entregar uma solução em Nuvem para armazenamento de dados que ofereça ganhos em comparação com a infraestrutura tradicional mantida pelos Data Centers internos das companhias. Entre esses benefícios estão mais flexibilidade e economia de escala para guarda e gerenciamento dos dados. Outra vantagem é que as empresas pagam pelos sistemas de Storage conforme o uso, o que evita que as companhias comprem máquinas que ficam ociosas.

Atualmente, as empresas precisam fazer investimentos grandes em servidores de Storage para acompanhar o crescimento exponencial dos dados estruturados e não estruturados, tanto os internos quanto os externos.

O maior desafio é o armazenamento dos dados não estruturados, que são os que mais aumentam nos dias de hoje e que representam cerca de 70% das informações que circulam pelas companhias, segundo estimativas dos institutos de pesquisas Gartner e IDC.

Enquadra-se nessa categoria os conteúdos multimídia como foto, texto, vídeo e áudio, anexados em e-mails, publicados em redes sociais e compartilhados pelos apps (aplicativos) os móveis.

Ofertas de Storage como serviço da Embratel

Para auxiliar as empresas com os custos de armazenamento de dados e oferecer mais flexibilidade, a Embratel acaba de lançar no mercado sua oferta de Storage como Serviço.

O novo serviço contempla duas ofertas Storage as a Service e Network Storage que permitem o armazenamento de arquivos e objetos na Nuvem da Embratel. O acesso é via Internet e rede privada, com pagamento conforme o uso.

Os novos produtos de armazenamento integram o portfólio de segurança da Embratel “As ofertas Cloud Storage e Network Storage vieram complementar nossa família de serviços em Nuvem, tornando o portfólio de produtos da Embratel ainda mais completo, com maior abrangência e mais benefícios para empresas de todos os tamanhos”, diz Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.

Segundo ele, as duas modalidades garantem alta disponibilidade de dados armazenados, com SLA (garantia de nível de serviço) de 99,9%, atrelada à alta performance e desempenho da rede da Embratel.

A solução Cloud Storage da Embratel é uma plataforma escalável para armazenamento, gerenciamento e distribuição de objetos na Nuvem via Internet, com alta disponibilidade e durabilidade. A nova oferta é ideal para guardar e disseminar conteúdos como sites e sistemas virtuais, fazer backup (cópia de dados) online e armazenar grande volume de dados como imagens, músicas, documentos, e-mail, entre outros.

A nova solução destaca-se por utilizar o software de código aberto OpenStack para gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas, funcionando independentemente de servidores e de outros equipamentos.

Já com a Network Storage, o cliente consegue ampliar o desempenho e a capacidade de sua infraestrutura, associando seus servidores a uma solução de armazenamento de arquivos de forma centralizada, escalável e baseada na plataforma NAS – Network Attached Storage (armazenamento conectado à rede).

O novo serviço é recomendado para o armazenamento de volumes de tamanhos e desempenhos variados que precisam ser acessíveis por rede privada, via protocolo NFS – Network File System (diretório virtual de compartilhamento entre computadores conectados em rede). A solução ainda permite que arquivos salvos na rede sejam acessados ou compartilhados por mais de um dispositivo.

Para contratar a oferta de Network Storage, é necessário que o cliente já possua servidores conectados ao Data Center da Embratel, que possui a maior abrangência de conexão de rede do Brasil, com ótima latência, alta velocidade e o melhor tempo de resposta para aplicações.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou