Escolher o melhor serviço para armazenamento de dados em Cloud Computing (Computação em Nuvem) pode gerar dúvidas sobre qual sistema de disco de uma máquina virtual é o mais indicado para sua empresa: HDD ou SSD? Explicaremos a seguir o que cada uma dessas tecnologias oferece para auxiliar você na hora de buscar a solução mais adequada para as necessidades do seu negócio.
Ao optar pelo uso de Tecnologia da Informação (TI) em Cloud, sua empresa terá à disposição uma gama de serviços para que possa se livrar das preocupações operacionais e focar mais nas estratégias da companhia. Uma das ofertas em Nuvem é a de máquinas virtualizadas para armazenamento de dados e acesso rápido de informações e aplicações de negócios.
A base tradicional de armazenamento de dados utilizada pelo mercado tem sido até pouco tempo a unidade de disco HDD (Hard Disk Drive) ou disco rígido. O sistema conta com uma camada magnética para gravação e leitura das informações e se destaca pela grande capacidade de armazenamento.
Mais recentemente surgiu o SSD (Solid-State Drive) ou unidade de disco em estado sólido para competir com seu antecessor HDD. O SSD é uma arquitetura sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais.
Uma das diferenças do SSD em relação ao HDD é a sua construção em torno de um circuito integrado, o responsável pelo armazenamento. O método é baseado em memória flash, tecnologia similar a utilizada em cartões de memória e pen drives.
Diferenças entre SSD e HDD
Os sistemas de armazenamento de dados oferecidos em Cloud podem ser tanto baseados em disco HDD quanto SSD. Veja a seguir os prós e contras de cada uma dessas tecnologias.
HDD
Os discos HDD se tornaram padrão de armazenamento no mercado. A tecnologia é madura e confiável. Um dos benefícios dessa arquitetura é a sua grande capacidade de armazenamento que ainda é bem maior que a oferecida pelas unidades SSD.
O custo dos sistemas de armazenamento HDD também é uma vantagem quando comparado com a tecnologia SSD, que ainda depende de escala para ter preços competitivos.
Embora a tecnologia HDD apresente maior capacidade de armazenamento que a arquitetura SSD, esse sistema não evoluiu tanto em desempenho de I/O (Input/output), interface de entrada e saída. Esse recurso é responsável pela conexão entre processadores e sistema de armazenamento e considerado um elemento vital para aplicações em Cloud, que precisam de respostas rápidas.
Segundo os especialistas, os discos mecânicos em HDD reduzem desempenho de I/O, o que pode prejudicar o processamento de algumas aplicações, como respostas do banco de dados. Porém, o HDD é uma opção mais barata e a empresa precisa avaliar o custo benefício para seu negócio.
SSD
A arquitetura SSD ainda é uma tecnologia nova no mercado e por isso seu custo é elevado se comparado com o dos discos HDD. Entretanto, esse sistema apresenta algumas vantagens, como o tempo reduzido de acesso à memória, que é muito menor do que os meios magnéticos ou ópticos.
Os discos SSD apresentam velocidade de leitura e escrita sequenciais de 5 a 15 vezes maiores na comparação com os sistemas HDD. Com esse diferencial, o carregamento de aplicações e transferência de arquivos é realizado de forma mais rápida.
Em contrapartida, o SSD apresenta custo elevado e capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos. Porém, analistas de consultorias como Gartner e IDC apontam que essas barreiras tendem a ser eliminadas com a evolução da tecnologia e crescimento de sua adoção. As previsões dos institutos de pesquisas são de que o futuro do armazenamento de dados será em SSD.
Assim, a escolha das soluções de HDD ou SDD vai depender da sua aplicação de negócio e o quanto você está disposto a investir nas tecnologias de armazenamento em Nuvem.
Gostou do artigo? Comente!