Site de Disaster Recovery em Cloud reduz riscos aos negócios

Serviços de Disaster Recovery fazem backup de dados e das aplicações críticas para recuperação imediata em caso de incidente

Sua empresa tem um plano B para ser acionado em caso de incêndio, desabamento, falha na rede corporativa, ataque cibernético ou outro incidente que interrompa abruptamente as operações de negócios? Nem todas organizações estão preparadas para gerenciar esse tipo de risco. A Cloud Computing (Computação na Nuvem) tende a mudar essa realidade com serviços de Disaster Recovery (DR), ou de recuperação dos sistemas críticos de TI.

O serviço de Disaster Recovery é um backup do site principal da empresa, com espelhamento das aplicações e dados em tempo real. Caso aconteça alguma ocorrência, o DR assume o comando imediatamente. A principal vantagem desse sistema de redundância é que a companhia consegue garantir a continuidade dos negócios em situação de crise.

Quedas de sistemas essenciais para os negócios e inatividade de Data Center trazem prejuízos financeiros e reduzem a credibilidade. Dependendo da atuação da companhia, a suspensão de serviços pode incorrer em multas por órgãos reguladores.

Um estudo global de 2014 do The Disaster Recovery Preparedness Council revelou que uma em cada 4 companhias falhou em projetos de DR e registrou quedas de aplicações críticas. Mais de 60% das entrevistadas não tinham plano de DR totalmente documentado, testado e validado.

Entre as empresas participantes do estudo, 20% reportaram perdas que variaram de US$ 50 mil a US $ 5 milhões.

Vantagens de Disaster Recovery em Cloud

Uma forma de aumentar a segurança dos sistemas de TI e reduzir impactos com os negócios com a diminuição de custos é a contratação de um site de redundâcia em Cloud baseados nas melhores práticas do mercado. Seu site de DR pode incluir automatização e gerenciamento centralizado de aplicações hospedadas em máquinas virtuais na Nuvem.

Ao levar seu DR para Nuvem, você não precisará fazer investimentos na construção de um Data Center físico ou alugar um site secundário com todos equipamentos dedicados para backup.

Ao operar com um site de DR em Cloud, sua empresa pode acessar soluções de recuperação de desastre a distância com apenas um clique. A operação pode ser por meio de consoles de gerenciamento acessíveis por qualquer navegador web.

Esses consoles possibilitam configurações de replicação abrangentes de DR, como gestão de operações e relatórios, trazendo redução de gastos e diminuição dos riscos de interrupção de aplicações críticas para os negócios.

Cinco ganhos com o serviço em Nuvem

1- Corte de custos financeiros gerados por paradas inesperadas;
2- Redução de riscos e impactos provocados por incidentes;
3- Garantia de continuidade dos negócios;
4- Aumento de disponibilidade dos sistemas que suportam os negócios;
5- Atendimento a normas regulatórias e legais, evitando pagamento de multa por inatividade de serviços.

Gostou das nossas dicas? Comente!


Comente o que achou