Como funciona o serviço de Cloud Gerenciado

Serviço de Cloud Gerenciado monitora todas atividades dos servidores e sistemas corporativos em Nuvem

Um número maior de empresas está movendo ativos de Tecnologia da Informação (TI) para Cloud Computing (Computação em Nuvem), levando provedores a ampliarem o leque de soluções para acelerar a transformação digital dos negócios. Uma dessas ofertas é o serviço de Cloud Gerenciado, uma consultoria para grandes companhias que precisam reforçar o monitoramento de servidores que hospedam aplicações críticas de suas operações.

O objetivo do serviço de Cloud Gerenciado é deixar as equipes de TI mais livre para focar nas estratégias de negócios e processos de inovação para que suas empresas aumentem a competitividade, bem como a eficiência operacional. Essa é uma solução muito buscada por organizações que utilizam sistemas em Nuvem e precisam de maior controle das aplicações. Além de mão de obra qualificada para terem mais sucesso na adesão ao modelo do uso de tecnologia conforme sua demanda.

Pelo sistema, a corporação terceiriza a gestão dos servidores virtuais, deixando o controle de desempenho das máquinas sob responsabilidade do time de especialistas do provedor de serviços.

Como funciona serviço de Cloud Gerenciado

Ao mover ativos de TI para Nuvem e contratar soluções de IaaS (Infraestrutura como serviço) para processar seus negócios, a empresa tem duas opções de gerenciamento do seu ambiente de processamento. Ela pode fazer essa operação ou contratar serviços do provedor.

Quando decide monitorar seus servidores e outros tipos de hardware em Nuvem, a companhia pode utilizar painéis fornecidos pelo prestador de serviços. Esse tipo de ferramenta permite administrar a memória das máquinas, disco rígido e diversas funcionalidades dos equipamentos como, controle de Firewall, storage (armazenamento de dados), balanceamento de carga de TI entre outras atividades de IaaS.

Já na opção do serviço de Cloud Gerenciado é o parceiro de serviços que se responsabiliza pelo monitoramento do servidor virtual. A oferta contempla manutenção das máquinas, atualização de sistema operacional, gestão de banco de dados, rotinas de backup (cópia de segurança dos dados) e outras atividades para garantir a alta disponibilidade das aplicações de negócios.

Vantagem do serviço

O serviço de Cloud Gerenciado oferece vários benefícios para a companhia. Uma das vantagens é a possibilidade do uso de plataformas pré-configuradas que trazem mais agilidade aos negócios na hora de fazer o provisionamento de máquinas virtuais em Nuvem.

Ao contar com ajuda de especialistas para realizar o gerenciamento dos servidores em Cloud Computing, o time de TI pode direcionar esforços para outras questões mais ligadas ao negócio, como o desenvolvimento de soluções inovadoras que tragam aumento de receita.

Sua empresa passa a contar também com uma equipe de suporte especializada e ganha mais flexibilidade na hora de transferir ativos de TI para Nuvem. E, claro que a contratação desse serviço vai exigir investimentos. Por essa razão, sua companhia deve traçar um plano estratégico de migração do ambiente on-premise (servidor local) para a Cloud Computing, analisando os serviços que atendem as características do seu tipo de negócio.

É importante também escolher bem os tipos de Nuvem que são mais adequadas para sua empresa: Cloud Privada, Pública ou Híbrida. As três oferecem soluções de IaaS, SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) para desenvolvimento de aplicativos, além de outras ferramentas na modalidade de serviços para colocar os negócios na Era Digital.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou