Segurança em Nuvem protege e-commerce na Black Friday

Pela importância da Black Friday para o varejo, ataques mal-intencionados podem derrubar lojas virtuais durante a maratona de vendas

Uma medida importante na preparação dos varejistas online para lucrar com a Black Friday é o reforço da segurança da informação contra ataques durante a maratona de vendas, que este ano será em 25 de novembro. O e-commerce pode ser protegido com ferramentas fornecidas pela Cloud Computing na modalidade de serviços.

Como uma das datas mais esperadas pelo varejo virtual, a Black Friday está sendo realizada no Brasil pelo sexto ano. Em 2015, a campanha gerou um volume de vendas da ordem de 1,6 bilhão. A previsão de aumento de faturamento para 2016 é de 12%, segundo o relatório Webshoppers da e-bit, empresa que consolida dados do comércio eletrônico nacional.

A Black Friday é uma campanha de vendas que engloba lojas físicas e online. Participam do evento varejistas pequenos e também grandes cadeias que aproveitam a ocasião para antecipar vendas de Natal, oferecendo produtos de várias categorias com descontos de 80%.

A Black Friday desperta interesse dos consumidores online e também do cibercrime. Por isso, é importante que o lojista fique atento com os mecanismos de segurança para não sofrer ataques que prejudiquem seus negócios.

Uma das técnicas adotadas pelos crackers (especialistas em TI que usam seus conhecimentos para o mal) são os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) ou ataques de negação de serviço. Esse tipo de ataque tem o objetivo de travar sites, gerando sobrecarga com solicitação de acessos.

O tráfego ilícito sobrecarrega o servidor que não suporta mais o número de requisições e fica indisponível por horas ou até dias fora do ar, dependendo do tipo de ocorrência.

Segurança em Nuvem para a Black Friday

Para ajudar sites de e-commerce a se prevenir contra ataques na Black Friday, o mercado oferece solução de segurança Anti-DDoS de Aplicação. O serviço é um sistema de monitoramento em tempo real que desvia o tráfego suspeito para um filtro específico sempre que é percebido um aumento expressivo do fluxo de dados.

A solução consegue identificar quando o aumento de fluxo do tráfego do servidor é normal, decorrente de campanha promocional, por exemplo, e quando resulta de ataque DDoS. O serviço faz a integração automática entre os dois serviços de Anti-DDoS: de volumetria e de aplicação. Essa característica permite que, durante um ataque, o tráfego seja detectado e mitigado antes de comprometer a rede do cliente.

Confira outras ofertas em Nuvem para proteger sua loja virtual durante a Black Friday:

Backup online

Faz cópia de informações de sua empresa para garantir o acesso em qualquer lugar. Além de flexibilidade, o serviço garante que os negócios continuem operando, caso enfrentem algum incidente com falhas de servidores internos.

Proteção contra ameaças cibernéticas

Detecta e bloqueia vírus e espiões virtuais e outros programas indesejáveis antes que comprometa seus desktops, laptops, smartphones e servidores.

Bloqueio de sites e filtragem de conteúdo

Filtra conteúdos indesejáveis em sites com base em políticas configuráveis e de dados do McAfee Site Advisor.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou