A Cloud Computing(Computação em Nuvem) está avançando no mercado e ampliando sua oferta nomeando os serviços com novas siglas para entrega das soluções. Uma delas é DRaaS (Disaster Recovery as a Service), voltada para segurança da informação, mas com características diferente do backup online. Explicaremos neste post as diferenças entre as duas modalidades e a importância de ambas para garantir a continuidades dos negócios da sua companhia.
Os serviços de Cloud Computing começaram a ser disseminados no mercado com três ofertas básicas para entrega de recursos de Tecnologia da Informação (TI) no modelo de pagamento conforme o uso. O mais conhecido é o Software como Serviço (SaaS), que é o fornecimento de aplicativos com cobrança por consumo em alternativa ao sistema tradicional de venda dos produtos em caixa e com pagamento por licença.
A segunda solução é a Infraestrutura como Serviço (IaaS), que inclui toda a parte de hardware como servidores, redes, storage (sistemas e armazenamento) etc. Em terceiro lugar vem a Plataforma como Serviço (PaaS), que oferece um ambiente robusto para desenvolvimento, hospedagem e gerenciamento de software.
O serviço de PaaS fica entre as camadas de SaaS e IaaS. Assim, empresas, programadores e desenvolvedores podem utilizar hardware e software em Nuvem para criar e implementar aplicativos com rapidez a custos reduzidos.
Diferença entre DRaaS e backup online
Com a espinha dorsal de SaaS, IaaS e PaaS, os provedores de Nuvem começaram a rechear essa três camadas com outros serviços, empacotando em suas ofertas as soluções essenciais o ambiente de TI das empresas. Surgiu então o DRaaS com sistema redundante para aplicações de missão crítica que precisam ter alta disponibilidade e, que caírem, paralisam os negócios.
Tanto o DRaas quanto o backup online são serviços de segurança em Nuvem. O primeiro é uma solução para recuperação de desastre que faz replicação do Data Center principal da empresa e assume o seu comando em caso de acidente. Já o backup online é uma cópia de dados e aplicações, que ficam armazenados em Cloud e podem ser acessados em situações de emergência.
Importância de DRaaS e backup online para os negócios
Veja a seguir como funciona cada um dos serviços e sua importância para proteção de dados estratégicos e continuidade dos negócios caso o inesperado aconteça.
DRaaS
O DRaaS é um site espelhado do Data Center principal da empresa com todas as aplicações de negócios. O serviço é uma solução para recuperação de desastres. É usado em caso de incidente como incêndio, alagamento, desmoronamento, ato terrorista ou qualquer outro tipo de ocorrência que interrompa o funcionamento da rede corporativa.
Quando há uma ocorrência, o DRaaS assume o comando do site principal imediatamente. A principal vantagem desse serviço de redundância é que a companhia consegue garantir a continuidade dos negócios em situação de crise, acessando seu ambiente de TI pela Nuvem de qualquer lugar.
Quedas de sistemas críticos de negócios podem trazer grandes prejuízos financeiros, além de arranhar a imagem da companhia. Pense em uma loja de e-commerce fora do ar durante o Natal ou na Black Friday (Sexta-Feira em que estabelecimentos vendem produtos com descontos). Ou imagine uma falha no sistema de pagamento com cartão de crédito e débito nos dias de pico no varejo. Em ambos os casos, o comerciante deixa de faturar e pode perder o cliente que vai fazer suas compras na concorrência.
Antes da Nuvem, as organizações que operam com sistemas críticos tinham que investir na construção de um segundo Data Center físico em local diferente do primeiro. Tinham também a opção de contratar de terceiros um site de recuperação de desastre, algo nem todas as companhias conseguem financiar.
O DRaaS em Cloud Computing veio com a proposta de baratear os sites de recuperação de desastres e torná-lo mais acessível para as companhias.
Backup online
Como já mencionamos o backup online é uma cópia de segurança de dados, realizada em tempo real em Cloud Computing. Seu objetivo é proteger informações importantes dos negócios em caso de falhas ou queda de sistemas corporativos.
Por esse sistema, os dados da empresa ficam armazenamento em servidores hospedados em Nuvem, podendo ser acessados pelos funcionários pela Web onde quer que estejam e por variados dispositivos.
Outro benefício é que o serviço de backup online em Nuvem copia dados estratégicos não apenas nos servidores corporativos, mas também em estações de trabalho dos usuários e dos dispositivos móveis, conforme as políticas de segurança traçadas pela organização.
Gostou da sugestão? Comente!
Eldésio
Excelente matéria. O texto foi muito didático e explica de forma direta os conceitos.