Qual a importância da latência para serviços em Nuvem

Entenda como funciona a latência nos serviços de Cloud Computing e a influência da localização física do data center do provedor

Escolher a Cloud Computing (Computação em Nuvem) que mais atende às característica dos negócios de uma empresa envolve a análise de uma série de fatores. Um deles é a avaliação do tempo e latência para transferência dos arquivos e aplicações, item muito importante para saber se o serviço é seguro.

A latência é um dos parâmetros muito utilizado pelo mercado de Tecnologia da Informação (TI) para medir a eficiência dos serviços prestados pelo provedor de Cloud Computing. Esse indicador é analisado juntamente com outras métricas pelas organizações para eleger o Data Center de Nuvem que mais atende às demandas de suas operações.

Além da latência, as empresa levam em consideração outros quesitos para avaliar a qualidade da conectividade dos serviços em Cloud Computing. Entre os quais estão a conectividade que passam pela operação da rede, largura de banda e disponibilidade.

A disponibilidade é tão importante quanto a latência. É um fator essencial para negócios que precisam ficar no ar 24×7 (24 horas aos sete dias). Empresas que se enquadram nessa situação podem exigir do provedor que suas aplicações fiquem disponíveis 99,8% do tempo. Alguns exemplos são os sites de companhias aéreas e de vendas online que perdem dinheiro se o consumidor não conseguir concluir compras porque a página está indisponível.

O que é latência em Cloud Computing?

O termo latência é usado constantemente pelos especialistas da TI para se referir ao tempo gasto entre o envio de um pacote de informação e sua chegada ao destinatário final. Em linhas gerais, latência significa o tempo que a rede leva para dar resposta ao pedido do usuário.

Um exemplo disso é quando ele está acessando um aplicativo pelo seu smartphone que pode ser carregado rapidamente ou demorar mais tempo para ser visualizado. Esse período de espera para transferência do arquivo é chamado de latência.

O tempo de resposta da rede para entrega de um arquivo varia de acordo com a distância de localização do servidor onde a aplicação está hospedada. Assim, o uso de um serviço do Data Center que está fora do país vai apresentar uma latência maior que a de um provedor instalado em solo brasileiro.

Quanto maior a distância física do Data Center maior será o tempo de resposta da aplicação. Isto quer dizer que uma latência maior vai interferir no desempenho do processamento da aplicação em Cloud Computing.

Por esse motivo, as empresas devem avaliar bem se o custo menor de um serviço de Cloud Computing oferecido por um provedor baseado nos Estados Unidos, Europa ou Ásia é uma opção vantajosa para seu negócio. Conforme a sua necessidade, a decisão por um Data Center local pode ser mais econômica, levando-se em conta a redução do tempo de latência.

Não é à toa que alguns provedores globais de Cloud Computing, que atendiam clientes brasileiros com Data Centers nos Estados Unidos ou em outros continentes, aterrissaram por aqui e foram obrigados a investir na instalação de infraestrutura local. Já as empresas do Brasil sempre destacam o item latência menor por estarem em território nacional.

Quanto maior for a distância da sua empresa do Data Center de Cloud Computing, maior será a latência, ou seja o tempo de resposta de sua aplicação.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou