Como contratar IDaaS para gerenciar identidade de usuários

IDaaS é um serviço em Nuvem para administrar com segurança o acesso de usuários às aplicações corporativas

Quanto mais as organizações contratarem software pela Cloud Computing (Computação em Nuvem) maior será a necessidade de investimento em segurança para proteção dos negócios no mundo digital. Uma ferramenta é IDaaS (Identity-as-Service), gerenciamento de identidade e acesso aos sistemas corporativos, que começa a ser disseminado pelo mercado.

As soluções de SaaS (Software como Serviço) são uma alternativa para implementações mais rápidas e com menos recursos. Porém, o alcance dos seus benefícios depende muito do plano traçado pela companhia e políticas adotadas. O fator segurança é um deles, principalmente para organizações que possuem muitos colaboradores e usuários remotos de suas aplicações.

Para o uso de SaaS com mais segurança é importante ter gerenciamento dos usuários que acessam os aplicativos hospedados nas diversas plataformas. Administradores de TI precisam dar permissão para os cadastrados que vão desde funcionários, tanto internos quanto os móveis, passando por parceiros de negócios e até os consumidores que baixam Apps (Aplicativos) móveis.

O IDaaS se propõe a facilitar o trabalho da TI estabelecendo controles de segurança das aplicações de negócios que precisam ficar disponíveis para acesso a qualquer hora e local, com comunicação e toda cadeia de valor.

O que é IDaaS

O IDaaS é uma solução de gerenciamento de identidade e acesso em Cloud Computing baseada nas tradicionais plataformas de IAM (Identity and Access Management). A tecnologia é uma camada adicional de segurança, utilizada para autenticar os usuários aos aplicativos corporativos, principalmente para os dispositivos móveis.

O sistema gera uma identidade digital para cada usuário que acessa as aplicações, controlando desde a criação do login (cadastro) até o cancelamento quando um funcionário é desligado ou muda de departamento, por exemplo.

O apoiado por criptografia, Virtual Private Network (VPN) e outros mecanismos para proteção de dados, o IDaaS administra a identidade digital do usuário em todo o seu ciclo de vida. Seu objetivo é aumentar governança da TI e diminuir riscos de vazamento de dados.

Dicas para escolher o serviço

Especialistas em segurança da informação dão dicas de como aumentar a taxa de sucesso na escolha de uma solução de IDaaS para gerenciar a identidade de seus usuários em Nuvem. Confira!

Solução projetada para Cloud Computing

Uma solução de IDaaS é entregue pela Nuvem. Por isso, precisa ser nativa para Cloud Computing, ou seja, projetada para a modalidade de serviço, aproveitando-se dos benefícios de SaaS.

Recursos da plataforma

De acordo com o Gartner, os serviços de IDaaS contemplam várias funcionalidades sendo que as três básicas são:

– Single Sign-on (SSO) ou login único para autenticação e controles de acesso seguro em todas as aplicações de SaaS.

– Identity Governance and Administration (IGA) para administrar a identidade digital dos usuários com governança, capacidade para dar permissões e cancelar o login acordo com as regras da empresa.

– Inteligência – O serviço de gerenciamento de identidade na Nuvem tem que ser baseado em sistemas inteligentes para monitorar os acessos em tempo real e reportar ocorrências aos administradores de TI.

Integração com multiplataformas

Atualmente, as empresas operam com ambientes de TI heterogêneos e o serviço de gerenciamento de identidade deve atender as diferentes plataformas como Windows, Linux Mac, contemplando tanto os sistemas para desktop quanto para dispositivos móveis.

Tecnologias avançadas de segurança

Uma plataforma moderna de IDaaS precisa oferecer técnicas avançadas de segurança contra roubo de identidade, violação de dados e perda de credenciais, entre outros riscos cibernéticos. Sua comunicação tem que ser segura entre todos os componentes da rede corporativa.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou