A dificuldade para guardar grandes volumes de dados internamente e estabelecer controles eficientes de acesso tem estimulado a migração de companhias para a Cloud Computing (Computação em Nuvem). O processo traz vantagens, mas exige adoção de medidas para o bom gerenciamento dos dados em Nuvem. Veja dicas úteis para que essa transição seja feita com segurança e gere valor para os negócios.
Com a disseminação dos dispositivos móveis da Internet das Coisas, redes sociais, Cloud Computing e as novas tecnologias que estão chegando ao mercado, os dados brotam em questão de segundos nas empresas. Muitas dessas informações são valiosas para seus negócios. Ao serem coletadas e analisadas corretamente elas oferecem oportunidade de conhecer melhor o cliente e tomar decisões mais acertadas.
Não é à toa que muitas companhias estão implementando estratégias de Big Data (uso de tecnologias para tratar dados com inteligência) e transformar dados e oportunidade de negócios. O conceito prega a análise com inteligência para captura de dados em tempo real, utilizando a técnica dos quatro “Vs” (velocidade, volume, variedade e veracidade).
Gerenciamento dos dados em Nuvem
Como são altos os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) para administrar o grande volume de dados, a solução que muitas empresas estão encontrando é o armazenamento para Cloud Computing. Os dados na Nuvem podem estar em aplicações em SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) ou em sistemas em IaaS (Infraestrutura como Serviço)
Entretanto, existe o receio das empresas com as questões de segurança ao mover dados de negócios do ambiente on-premises, ou seja, Data Center interno, para servidores externos. Por isso é importante adotar medidas para o gerenciamento dos dados em Nuvem.
Um dos fatores a ser analisado é a localização física do Data Center, que quanto mais distante estiver de sua empresa, maior será a latência, ou o tempo de transmissão dos dados. Na hora de escolher um provedor do Brasil ou do exterior, coloque esse item na planilha de custos e avalie o que vale mais a pena.
Dicas para controlar dados em Cloud
Gerenciar dados na Nuvem é diferente da administração em ambiente local. Crie políticas de segurança. Confira a seguir cinco dicas para reduzir riscos com a migração.
1- Localização do Data Center
Procure saber onde os dados da sua empresa ficarão armazenados fisicamente. Alguns ramos de atividade são obrigados por lei a hospedar dados em território nacional. Avalie a localização do Data Center para saber como é a infraestrutura do provedor e se o local está em conformidade com as melhores práticas do mercado.
2- Reforço dos controles internos
Analise bem os controles internos de acesso aos dados para reforçar a segurança e evitar violação. Muitas empresas vão para Nuvem sem fazer a lição de casa de avaliar ou implementar políticas para proteção de dados.
3- Acesso seguro
Crie senhas fortes e adote mecanismos seguros para acesso remoto aos dados corporativos, como sistema de gerenciamento de identidade e criptografia, além do uso de VPN (Virtual Private Networking). Treine seus usuários e capacite-os para reduzir os riscos de ataque de dados sensíveis para seus negócios.
4- Governança dos dados
Implemente controles para fornecimento de máquinas virtuais em Nuvem. Determine as pessoas que podem ficar responsáveis por essa tarefa para uma gestão mais eficiente dos sistemas remotos. O ideal é que o time de TI seja comunicado sobre os serviços contratados em Cloud Computing para saber que medidas de segurança devem ser adotadas.
5- Responsabilidades do provedor
Se informe sobre os termos de responsabilidade compartilhada com o provedor de Cloud Computing para entender qual é o seu compromisso no gerenciamento dos dados em Nuvem. Entenda sobre os controles que ficam com a sua companhia e com o parceiro.
Faça um amplo levantamento sobre questões de backup, sites de contingência e outras medidas para garantir a boa gestão dos seus dados armazenados em Nuvem e reduzir impactos para o seus negócios.
Gostou do artigo? Comente!