Até pouco tempo, apenas a grandes corporações podiam ter um site de Disaster Recovery (DR), ou de recuperação dos sistemas críticos da Tecnologia da Informação (TI). A disseminação das ofertas de Cloud Computing (Computação em Nuvem) tornou esse serviço de segurança acessível também às pequenas e médias empresas (PMEs).
A solução de Disaster Recovery em Nuvem é um backup ou cópia de segurança dos sistemas essenciais de negócios que ficam armazenados no Data Center principal da empresa. O DR funciona como um site de contingência que conta com as mesmas aplicações corporativas hospedadas do primeiro. Conforme o acordo firmado com o provedor de <em, as atualizações dos dados podem ser feitas em tempo real.
O objetivo do serviço de DR é garantir a continuidade dos negócios da companhia caso aconteça algum incidente. Se por alguma razão o site 1 falhar e sair do ar, o segundo de backup assume imediatamente.
A solução de Disaster Recovery é um sistema alternativo contra indisponibilidade de sistemas que pode ocorrer por uma série de fatores como erros de configuração, ataque cibernético, incêndio, alagamento, roubo e explosões entre outros tipos de incidentes.
Disaster Recovery ao alcance das PMEs
Quedas de sistemas essenciais trazem muitos prejuízos para uma companhia. Além de perdas financeiras, a empresa pode ter problemas com reputação no mercado. Caso o negócio controlado por órgão regulador, a suspensão de serviços pode incorrer em pagamento de multas.
A interrupção dos sistemas de TI também impactam negócios das PMEs. Um site de comércio eletrônico, por exemplo, não pode ficar fora do ar durante datas quentes do varejo como Black Friday e períodos que antecedem o Natal.
Além disso, muitas das PMEs são fornecedoras de grandes companhias e peças importantes na cadeia de valor. Quando seus sistemas informatizados falham, toda a rede pode ser impactada. Um exemplo são as autopeças que abastecem a indústria automotiva e que não podem interromper suas entregas por falhas de aplicativos.
Nos dias atuais com os negócios funcionando online, o site de Disaster Recovery é uma espécie de plano B para solucionar situações de crise.
Com pouca escassez de recursos para investir em TI, as PMEs não têm condições de manter um plano de recuperação de desastres nos modelos tradicionais. Foi para preencher essa lacuna que os provedores de Cloud Computing criaram soluções de DR como serviço.
Alguns provedores batizaram essa oferta de DRaaS (Disaster Recovery as a Service), como uma solução para recuperação de desastres. O serviço atende desde os pequenos até os grandes negócios.
Ganhos para pequenos empresários
O benefício para uma PME de ter um site de recuperação de desastres em uma Nuvem é a redução de investimentos e reforço das medidas de segurança na área de TI.
O pagamento para uso de um DR é mensal e de acordo com o uso da solução. Esse formato dispensa os pequenos empresários da compra de equipamentos para construção de um segundo Data Center como backup para processamento dos sistemas de negócios.
Além da redução dos investimentos com a adesão de um site de DR em Cloud Computing, a PME tem outros ganhos. Entre os quais destacamos:
– Menos gastos com TI por paradas inesperadas;
– Redução dos riscos e impactos provocados por incidentes;
– Garantia de continuidade dos negócios em caso de incidente;
– Aumento de disponibilidade dos sistemas.
Gostou do artigo? Comente!