Vantagens da contratação SIEM baseado em Nuvem

Serviços de SIEM em Nuvem reforçam segurança de dados corporativos com monitoramento em tempo real das ameaças cibernéticas

Um dos focos dos CISOs (Chief Information Security Officers) para 2017 e executivos de Tecnologia da Informação (TI) é reforçar a proteção de dados corporativos incluindo entre os mecanismos Sistema de Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança (SIEM), apontam analistas de mercado. Essas tecnologias contemplam ferramentas para identificar em tempo real incidentes e apontar soluções para reduzir impactos das ameaças cibernéticas.

As tecnologias de SIEM são tecnologias que se apoiam nas estratégias de Big Data (que utiliza ferramentas analíticas para tratar dados com inteligência) para reforçar a proteção de informações estratégicas no mundo online. São consideradas grandes aliadas dos CISOs e CIOs (Chief Information Officers) para colocar os negócios na era digital pois oferecem mecanismos sofisticados para ações mais reativas e preventivas. Ou seja, equipa as organizações para que possam antecipar medidas antes de as ocorrências acontecerem.

Atualmente as soluções de SIEM estão disponíveis em Cloud Computing (Computação em Nuvem) por meio de modalidade SaaS (Software como Serviço). As soluções estão sendo oferecidas também como parte dos serviços dos Cloud Access Security Brokers (CASBs), que são os corretores de aplicações em Nuvem.

Como funcionam os sistemas SIEM

Os gerenciadores SIEM foram projetados para coletar eventos de log de segurança de vários equipamentos dentro de uma empresa e armazenar dados relevantes de forma centralizada. A tecnologia gera relatórios para análise centralizada para os eventos de segurança de forma mais organizada.

Com base em dados gerados em tempo real, os CISOs e gestores de segurança têm como avaliar ameaças de ataques com mais rapidez. Alguns produtos SIEM têm a capacidade para detectar invasões em tempo real.

Os gerenciadores de SIEM não são uma tecnologia nova. As soluções estão no mercado há muitos anos, porém eram mais direcionada para grandes empresas que possuem departamentos de TI com equipes dedicadas para lidar com as questões de segurança. Atualmente, esses sistemas estão atendendo também os pequenos e médios negócios.

A democratização da tecnologia se deu por causa da Cloud Computing que está em expansão e tem adicionado uma oferta maior de ferramentas para segurança online. Antes os sistemas ficavam armazenados em servidor local dentro das empresas e agora os gerenciadores podem ser acessados remotamente pela Nuvem.

Vantagem da tecnologia em Nuvem

Uma das grandes vantagens dos sistemas de SIEM fornecidos em Nuvem é que as empresas não precisam investir em servidores dedicados para rodar os gerenciadores. A empresa também passa a ter mais ferramentas para analisar as ameaças cibernéticas e avaliar o cumprimento das políticas de segurança pelos usuários corporativos.

Veja a seguir outros ganhos com a tecnologia SIEM em Nuvem para as empresas.

– Tecnologia fornecida no modelo de serviço simplifica a análise dos relatórios de conformidade com regras de órgãos reguladores e melhores práticas de segurança do mercado, como o padrões de segurança na proteção de dados de pagamento (PCI DSS) e Sarbanes-Oxley (SOX).

– Detecta incidentes com mais rapidez, algo que nem sempre é possível com outras tecnologia;

– Melhora a eficiência das atividades de manuseio de incidentes pelos gestores de segurança.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou