Como a Cloud pode impulsionar empresas de viagem e turismo

A Cloud Computing pode ser um meio mais rápido para atender os anseios dos viajantes que querem encontrar tudo o que precisam pelo smartphone.

As tecnologias móveis estão se tornando grandes agentes de transformação digital no setor de viagem e turismo . Com smartphone nas mãos, uma espécie de guia virtual inseparável, o cliente conectado busca intensivamente informações para realizar a viagem dos sonhos ou alcançar, com sucesso, destinos para reuniões de negócios.

Para atender os anseios do viajante da Era Digital e oferecer a melhor experiência, empresas do setor de viagem e turismo estão recorrendo às soluções em Cloud Computing (Computação em Nuvem).

O cliente conectado está pressionando empresas de turismo e viagem a oferecer informações e serviços simplificados disponíveis para acesso em tempo real, estejam literalmente nas nuvens ou em solo.

O setor de viagem e turismo é formado por um grande ecossistema, com integrantes como companhias aéreas, agências de viagens, hotéis, aeroportos, empresas de aluguel de carros e seguros. Muitas dessas empresas utilizam plataformas de Tecnologia da Informação (TI) integradas para compartilhamento de dados, que precisam ser atualizados em tempo real para agilizar os negócios.

O estudo global “Future Traveller Tribes 2030: entendendo o viajante do futuro”, realizado pela consultoria The Future Foundation, encomendado pela Amadeus, empresa fornecedora de soluções de tecnologias para viagens, identificou a necessidade de transformação digital do setor.

De acordo com o estudo, até o final 2030, mais de 1,8 bilhão de pessoas irão viajar internacionalmente todos os anos. Alguns vão planejar suas viagens quase que exclusivamente baseado em recomendações de usuários de redes sociais.

Outra parcela desses viajantes vai exigir total simplicidade e liberdade para organizar suas próprias viagens até 2030, procurando o máximo possível de informações online. Haverá também aqueles que vão dar muita importância às tecnologias baseadas em algoritmo inteligente capaz de eliminar qualquer tipo de aborrecimento nas viagens.

Hoje é possível pesquisar preços de pacotes de viagem em tempo real, fazer reservas em hotéis, comprar passagens aéreas, realizar check-in online e até agendar um táxi pela Internet, entre outros serviços. Porém, agora o usuário quer serviços personalizados e que sejam mais eficientes.

Aplicações de viagem e turismo em Cloud

O setor de viagem e turismo trabalha com diversas plataformas de serviços online, integradas com seu ecossistema para atualização rápida das informações. Com essa característica de negócios, as soluções em Cloud Computing são um componente importante para dar mais velocidade às operações e melhorar a experiência ao cliente com menos custos.

Como lidam com grandes volumes de dados, as empresas de viagem e turismo precisam de um ambiente de TI robusto, com escalabilidade e alta disponibilidade para oferecer serviços em tempo aos clientes.

Com essa demanda, as soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) podem ser grandes aliadas das empresas de viagem e turismo para encurtar o tempo de lançamento de projetos. O mesmo acontece com as ofertas de software (SaaS) e plataforma (PaaS) como serviço, principalmente devido à necessidade do setor de entregar uma infinidade de novos aplicativos móveis aos consumidores.

Tendências tecnológica para setor de viagem

Com a revolução tecnológica, as empresas de viagem e turismo estão se movimentando para a implementação de novas ferramentas que aprimorem os serviços aos clientes.

Veja a seguir algumas das tecnologias que vão exigir implementações em Cloud Computing.

Big Data:

Para melhorar a experiência do cliente conectado, as empresas de viagem e turismo estão começando a adotar ferramentas para analisar com inteligência os dados dos clientes. As ferramentas cruzam informações para saber as preferências do viajante e oferecer serviços de acordo com o seu perfil.

Inteligência artificial:

Muitos serviços estão sendo automatizados por meio das tecnologias de inteligência artificial, que utilizam robôs e máquinas com sistemas cognitivos para realizar tarefas similares às realizadas por humanos, com redução de custos. Um time de robôs já está trabalhando em alguns aeroportos, companhias aéreas e hotéis, prestando serviços aos clientes.

Segurança:

As tecnologias de biometria, que reconhecem turistas e passageiros pela face e por digitais, estão sendo implementadas em aeroportos para aumentar a segurança. Essa tecnologia também está entrando na rede hoteleira com identificação dos hospedes pela impressão digital em substituição de chaves dos quartos.

Realidade aumentada:

Empresas de viagem e turismo estão desenvolvendo uma série de aplicativos baseados em realidade virtual para melhorar a experiência dos clientes. Alguns exemplos são as soluções para mostrar a poltrona do passageiro no avião, seu quarto no hotel e até para guiá-lo pelas ruas, integrados com mapas digitais. Umas das tecnologias com realidade aumentada são os programas de tradução em tempo real de anúncios e serviços.

Além dessas tecnologias, há os aplicativos móveis e os sistemas de pagamento pelo celular que estão sendo liberados para facilitar a vida dos viajantes.

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