Backup automático em Nuvem mantém dados protegidos

Sistema de segurança em Nuvem faz backup em tempo real dos arquivos importantes que podem ser acessados por diferentes dispositivos e de qualquer lugar

O hábito de fazer backup (cópia de segurança de dados) em tempo real em Cloud Computing (Computação em Nuvem) para proteção de informações importantes dos negócios está ganhando mais adeptos no mercado. Um estudo global da empresa de pesquisas Research and Markets prevê que a procura por esse serviço e software para recuperação de dados em Nuvem registrará taxa anual de aumento de 12,94% entre 2016 e 2020.

A estratégia de backup automático é uma medida de segurança que vem sendo colocada em prática por muitas companhias para garantir a continuidade de negócios em caso de incidente. É uma solução contra falhas e queda de sistemas corporativos.

As soluções de backup automático em Nuvem copiam dados importantes do negócio em tempo real e faz armazenamento em servidores hospedados em Cloud Computing. É claro, que para isso, os computadores e outros aparelhos precisam estar conectados à internet para fazerem a sincronização dos dados.

Um dos grandes benefícios do backup automático é que se der uma pane na rede corporativa ou nos servidores físicos da empresa, sua operação não é interrompida. Tudo continua normal e a companhia detém sempre as últimas informações processadas.

Outra vantagem é que o serviço de backup automático em Nuvem copia dados estratégicos arquivados não apenas nos servidores corporativos, mas também em estações de trabalho dos usuários e dos dispositivos móveis, conforme as políticas de segurança traças pela organização.

Backup disponível em qualquer lugar

Hoje, com o aumento do uso da mobilidade no mercado corporativo, muitos profissionais trabalham remotamente e estão o tempo todo alimentando ou consultando arquivos com dados estratégicos para os negócios, como aplicações de gestão empresarial (ERP) de Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI).

O backup automático em Nuvem veio para aumentar a segurança dos dados empresariais e também atender as equipes das companhias que estão em movimento.

Esses usuários precisam de segurança e de suas informações disponíveis para acesso no escritório, pelo computador de casa, pelo smartphone, enquanto esperam um voo, ou pelo tablet na hora de fazer uma apresentação, por exemplo.

Com a onda do Bring Your Own Device (BYOD), ou traga seu próprio dispositivo móvel para o ambiente de trabalho, algumas empresas brasileiras já permitem que os funcionários utilizem o mesmo aparelho para uso pessoal e corporativo, o que exige um reforço da segurança para proteção dos dados de negócios.

O backup automático é uma das ferramentas de proteção também em caso de roubo ou furto, uma vez que os arquivos importantes ficam copiados e guardados em Nuvem. Afinal, como diz o ditado, prevenir é sempre melhor do que remediar.

Como funciona o backup automático

Ao contratar uma solução de backup automático em Nuvem, a empresa passa a salvar arquivos importantes dos negócios em um único lugar. O sistema pode ser configurado para fazer cópia de segurança de servidores e dos equipamentos dos usuários, incluindo tanto os que estão no escritório quanto os remotamente.

A solução de backup em Nuvem gerencia o acesso aos dados de acordo com o perfil de cada funcionário, oferecendo garantia de segurança e redundância geográfica. Os dados são copiados automaticamente pela companhia em mais de um endereço físico. A ferramenta conta com um painel interativo que possibilita o agendamento e o controle de backups a qualquer hora, de qualquer lugar. O acesso utiliza criptografia para garantir a privacidade da informação.

Gostou da sugestão? Comente!


Comente o que achou