As despesas de empresas do mercado mundial com Tecnologia da Informação (TI) em Cloud Computing (Computação em Nuvem) vão dobrar nos próximos três anos. Esses gastos devem alcançar US$ 216 bilhões em 2020, ante US$ 111 bilhões estimados pelos Gartner em 2016. O aumento dos investimentos considerável é um combustível para a indústria do setor com apostas na tendência do Anything as a Service (XaaS) ou Everything as a Service termos em inglês para “Tudo como Serviço.
Você já ouviu essa sigla? Neste post você ficará por dentro sobre a bandeira do XaaS, mais uma sopa de letras do mundo de Cloud Computing. É um conceito que deverá movimentar muitas peças no mercado com a chegada de novos provedores de serviços.
O termo XaaS (pronuncia-se “Zaas”) é usado pelo mercado para descrever a variedade de soluções que pode ser fornecida pela Cloud Computing, com entrega remota de hardware, software e uma gama imensa das plataformas de serviços.
O acrônimo refere-se ao poder da Nuvem de entregar qualquer coisa como serviço pela Internet para conectar a sociedade e os negócios. O modelo é uma solução menos custosa para digitalização dos negócios que o sistema tradicional de TI, com funcionamento dentro das empresas.
Por que XaaS?
A terminologia XaaS é a essência da Cloud Computing, que estreou oferecendo a solução de Software como Serviço (SaaS), tendo alterado completamente a forma como as produtoras de aplicativos vendem suas tecnologias, saindo da comercialização de mídia física por licença para o uso sob demanda.
Depois a Nuvem acrescentou ao seu portfólio ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS), que contempla toda a parte de hardware como servidores e ativos para rede. Mais tarde, surgiu a Plataforma como Serviço (PaaS) para desenvolvimento de aplicações, oferecida pela Cloud Privada, Pública e Híbrida.
Com o tripé SaaS, IaaS e PaaS, a Cloud Computing expandiu, ganhou maturidade e atualmente está no centro da transformação digital dos negócios. A Nuvem é um dos alicerces da construção do mundo conectado, apoiando outras tecnologias emergentes como mobilidade, Social Media (mídia social) Big Data (que utiliza ferramentas analíticas para tratar dados com inteligência) e Internet das Coisas.
À medida que conquista mais espaço, a mãe Nuvem ganha novas ramificações e apresenta constantemente soluções diferentes. Toda oferta em Nuvem é lançada com acrônimos, que são palavras formadas pelas iniciais de uma tecnologia. O nome dos produtos vem sempre acompanhado da expressão “as a service (aaS)”. Isso explica a razão dos termos, SaaS, IaaS, PaaS e outros serviços que estão chegando ao mercado.
A ampliação dos serviços reforça a tendência de XaaS, que pode incluir servidores, desktop virtual, sistema de comunicação unificado, aplicativos para praticamente tudo, backup e recuperação para continuidade dos negócios e muito mais coisas.
Novos serviços em Nuvem
Com a revolução tecnológica, que obriga empresas a investirem na modernização da TI e recorrer aos serviços em Nuvem, aumentou o movimento do XaaS. Novos provedores estão chegando ao mercado com soluções específicas para os negócios. Existem os especializados apenas em ferramentas de segurança, os que dominam os serviços de comunicação e assim por diante.
As empresas vão se deparar com diversas ofertas de XaaS. Mas é importante que sua companhia eleja bem o parceiro de Cloud e planeje bem a migração, levando em consideração não apenas o quesito redução de custos.
Analise todas as regras do contratado e as condições para rescisão, caso os acordos não sejam cumpridos. Questione o provedor de XaaS sobre os desempenhos dos serviços, integrações, questões de segurança, suporte técnico, bem como deveres, responsabilidades de ambas as partes para uma jornada mais suave para o mundo da Cloud.
Gostou do artigo? Comente!