Quando os sites de relacionamento pessoal como o Facebook viraram uma febre, empresas ficaram apreensivas e algumas até bloquearam o acesso, temendo a queda de produtividade dos funcionários. Algum tempo depois, organizações perceberam a importância desses serviços para os negócios. Surgiram então as redes sociais corporativas com aplicações em Cloud Computing (Computação em Nuvem) que hoje são adotadas por inúmeras companhias em busca de custos e agilidade em suas operações.
As plataformas de redes sociais corporativas estão sendo oferecidas no mercado pela modalidade de SaaS (Software como Serviço). São soluções comercializadas em Nuvem com cobrança mensal de acordo com o número de usuários da empresa.
Os aplicativos ficam disponíveis aos colaboradores para acesso a qualquer momento. Uma das vantagens é que o serviço pode ser utilizado de onde o colaborador estiver e pelos mais diversos dispositivos. Assim como o Facebook, os funcionários podem entrar na rede social de sua empresa até pelo smartphone.
É um projeto que envolve o uso de Tecnologia da Informação (TI) em Nuvem e que pode trazer ROI (Return on investiment) ou retorno sobre o investimento em curto prazo. Se forem bem planejadas e alinhadas aos objetivos do negócio, as redes sociais corporativas reduzem despesas com comunicação, deslocamentos desnecessários, impressão de documentos, entre outros gastos.
Além disso, a iniciativa contribui para o aumento de produtividade dos funcionários com integração de equipes e estimula o trabalho colaborativo.
Entenda o funcionamento das redes sociais corporativas
As redes sociais corporativas funcionam com modelo parecido ao das mídias pessoais. São plataformas online criadas para facilitar a comunicação com colaboradores e cadeia de negócios das companhias. Existe a possibilidade de a empresa utilizar o tipo de serviço para integrar-se também com o seu público externo como fornecedores, parceiros e consumidores.
Pelo sistema, cada funcionário ganha um perfil profissional no serviço e, dependendo da política da companhia, pode fazer suas publicações de textos, fotos e vídeos. Eles podem compartilhar documentos e interagir com outros grupos de colaboradores que tenham os mesmos interesses.
Algumas plataformas de rede social corporativa funcionam conectadas com a área de projetos, recursos humanos, marketing e outros departamentos. As ferramentas podem ser configuradas para gerenciar a entrega de tarefas, tempo gasto nas atividades, além é claro, de criar espaço para comentários e troca de mensagens online.
Um dos benefícios do serviço é a agilidade da comunicação, muito mais rápida e eficiente que o e-mail e as intranets corporativas. Pelo sistema, os documentos podem ficar armazenados num mesmo ambiente para facilitar a consulta pelos grupos envolvidos.
As redes sociais corporativas também são usadas como ferramentas de endomarketing (ações de marketing voltadas para o público interno), substituindo os cartazes de aviso e os murais usados pelas áreas de RH.
Essas plataformas geram economia para as companhias também com o armazenamento concentrado de documentos. Normalmente, os arquivos ficam espalhados pelos computadores da empresa ou ocupando espaço nos servidores dedicados. Ao fazer a migração para Nuvem, há liberação de espaço das máquinas internas, com redução de custos dos ativos de TI.
Benefícios da tecnologia para os negócios
Confira a seguir outros ganhos para os negócios com o uso de redes sociais corporativas com ferramentas em Cloud Computing.
Colaboração
Projeto estimula o trabalho colaborativo, integrando as equipes de diversas áreas, cidades ou países, que antes trabalhavam de forma isolada. Tecnologia permite aos funcionários maior visibilidade da companhia, pois têm a oportunidade de conhecer outros talentos com interesses similares.
Produtividade
A comunicação pelas redes sociais é online, o que contribui para que as pessoas resolvam pendências mais rapidamente. Além disso, funcionários podem acessar o serviço por variados dispositivos, onde quer que estejam e a qualquer hora.
Redução de custos com comunicação
Serviço elimina gastos com uso de telefone, viagens desnecessárias e impressão de documentos em papel. O processo acelera a digitalização dos processos de negócios.
Inovação
Ao migrar parte de sua operação para Nuvem, a empresa acelera a transformação digital. Desta forma, ganha mais espaço para inovação, criando um mesmo ambiente que reúne colaboradores, fornecedores e clientes para que possam interagir com os grupos envolvidos com mais rapidez e produtividade.
Disponibilidade
Uma rede social corporativa permite que as informações estejam disponíveis em tempo real a todos os envolvidos, sem a dependência dos e-mails, intranets ou outros meios de comunicação.
A implementação de uma rede social corporativa com ferramentas em Nuvem traz inúmeros benefícios. Mas a obtenção dos ganhos vai depender muito da estratégia da companhia e alinhamento do projeto com os negócios. Tudo depende o quanto a sua empresa está disposta a investir nesta ideia e treinar seus colaboradores para uso das plataformas digitais.
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