Cloud Computing ajuda a popularizar tecnologia Wearable

Tecnologia Wearable está sendo disseminada por meio de óculos, relógios e pulseiras com chip inteligente. Confira alguns uso desses dispositivos

Óculos, tênis, pulseiras, relógios e peças de roupa irão carregar chips inteligentes à prova d’água com recursos para acessar à Web e transmitir dados online. Conhecidos como Tecnologia Vestível, os dispositivos de Wearable vão conectar pessoas com o mundo digital.

Esses acessórios irão demandar estruturas de Cloud Computing para armazenamento de dados e serão usados tanto pelo usuário final quanto pelo mercado corporativo em áreas de saúde, esportes, transportes e varejo, entre outras.

O que é Wearable?

Wearable é um termo em inglês que significa “vestível”. A tecnologia possibilita interação entre homem e máquina. Com Dispositivos vestíveis, as pessoas irão conseguir novas formas de acesso à Internet, além de interagir com seus acessórios para apoio a usos específicos.

A tecnologia Wearable tem o objetivo de tornar o usuário o mais passivo possível, focando no próprio ser humano e nas suas necessidades. Um exemplo são os dispositivos desta categoria utilizados pela área de saúde para conectar pacientes e médicos.
Nesse caso, o acessório pode assumir a função de monitorar remotamente portadores de doenças que exigem acompanhamento mais de perto como os que sofrem de pressão alta e diabetes. Os aparelhos disparam alerta para as equipes médicas sobre qualquer anormalidade.

Equipados com um chip, os dispositivos vestíveis são uma espécie de computadores minúsculos com capacidade para acesso Internet e realizar diversas funções. O aparelho permite ações multitarefas enquanto as pessoas andam ou fazem outras atividades.

A tecnologia Wearable começou a ser pesquisada 1998 pelo canadense Steve Mann do Massachusetts Institute of Techonology (MIT). Em seguida, o MIT criou um laboratório de Wearable e esse tipo de computação começou a ganhar aplicações práticas. De lá para cá, os dispositivos vestíveis evoluíram e surgiram os primeiros produtos comerciais que aproveitaram as ondas tecnológicas da mobilidade, Internet das Coisas (IoT), Nuvem e realidade aumentada para conquistar espaço no mercado.

Negócio em alta

Atualmente, o mercado de Wearable é um negócio em alta. Estudos do Gartner indicam que as vendas anuais de dispositivos vestíveis alcançaram  274,6 milhões de dispositivos, um aumento de 18,4% na comparação com as 232 milhões de unidades comercializadas em 2015.

As vendas de Wearable devem movimentar anualmente uma receita de US$ 28,7 bilhões. Desse total, US$ 11,5 bilhões virão das vendas de smartwaches (relógios inteligentes), que devem alcançar 50,4 milhões de unidades ao ano.

Em grande parte, a expansão rápida dos relógios inteligentes é devido aos movimentos dos fabricantes de smartphones que desejam ampliar suas vendas posicionando os relógios inteligentes como uma questão de estilo de vida. O acessório acessa Internet, tem recursos de GPS, games, ferramenta para mensagem instantânea e atualizar redes sociais, etc.

Outros tipos de vestíveis

O mercado de Dispositivos Wearables é bem vasto. Além de relógios inteligentes, estão sendo fabricados óculos, pulseiras, anéis, brincos, tênis, roupas e até lente de contato com tecnologia de realidade aumentada para ampliar a visão do usuário.

Os Dispositivos Wearables também vêm ganhando adeptos na área de esportes e fitness (bem-estar). Muitos atletas estão usando a tecnologia para monitorar suas práticas esportivas e transmitir dados em tempo real para treinadores de sua performance, como durante corrida, natação ou até uma partida de basquete.

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