Fique por dentro das siglas de serviços em Nuvem

Como a Cloud Computing tem um vocabulário que é uma sopa de letras, listamos para você as principais siglas de modalidades da Nuvem

O vocabulário de Cloud Computing (Computação em Nuvem) é uma verdadeira sopa de letras. Toda oferta é apresentada ao mercado por uma junção de palavras levando sempre o seu conceito que é a entrega de recursos de Tecnologia da Informação (TI) com pagamento por uso. Aqui você fica por dentro das siglas de modalidades em Nuvem.

A Cloud Computing tem capacidade inesgotável de entregar serviços. A sua característica de elasticidade e escalabilidade permite que os provedores transformem sua infraestrutura em uma espécie de canivete suíço para entrega de uma quantidade imensa de soluções de hardware e software.

Esses serviços são fornecidos ao mercado por meio de três tipos de Nuvem. São elas: Cloud Privada, Pública e Híbrida. Sua empresa elege a mais adequada para cada aplicação conforme a necessidade do negócio.

Siglas mais conhecidas de serviços em Nuvem

O conceito de Cloud Computing começou a se ser disseminado no mercado com entrega da solução de Software como Serviço (SaaS). Depois os provedores adicionaram ao portfólio a oferta de Infraestrutura como Serviço (IaaS). Isto é, passaram a entregar hardware, permitindo que as empresas contratem servidores por uso para armazenar dados e processar suas aplicações de negócios em Nuvem. Em seguida veio a Plataforma como Serviço (PaaS).

À medida que o modelo foi ganhando escala, os prestadores de serviços foram criando mais e mais ofertas de TI no modelo de serviço. Hoje as soluções vão muito além de SaaS, IaaS e PaaS.

Nem todos os serviços estão disponíveis no Brasil. Alguns ainda são novidade, inclusive no mercado externo, mas são apontados pelos analistas como forte tendência no mercado, considerando que a Cloud Computing é atualmente ferramenta básica para implementação de novos projetos, como Internet das Coisas (IoT), Big Data (que utiliza aplicações para tratamento de dados com inteligência) e mobilidade.

Veja a seguir algumas das siglas da modalidade de Cloud Computing para que você domine o vocabulário dos serviços em Nuvem.

AaaS (Analytics as a Service)

ou análise de dados como serviço e também chamada de Big Data as a Service (BDaaS). Solução surgiu com o crescimento exponencial do volume de dados no mercado, gerado principalmente pelo uso dos dispositivos móveis, redes sociais e IoT. Sua proposta é fornecer ferramentas para separar o joio do trigo. Ou seja, analisar os dados de forma inteligente, lapidando os que realmente são valiosos para os negócios.

BaaS (Back-end como um Serviço)

Termo também conhecido por MBaaS (Mobile Backend as a Service) refere-se à conexão entre aplicações móveis e serviços em Cloud Computing.

CaaS (Communication as a Service)

Permite às empresas utilizar VoIP (voz sobre rede com protocolo de Internet), mensagens instantâneas, videoconferência e colaboração, entre outros serviços oferecidos por um provedor de serviços.

DaaS (Data Center as a Service)

Plataforma completa de serviço oferecida com todas as soluções de um Data Center.

DaaS (Desktop as a Service)

Sigla igual a dos serviços de Data Center criada para oferecer VDI (virtual desktop infrastructure). Essa oferta tem a missão de oferecer serviços de computadores pessoais no mesmo modelo praticado atualmente para o fornecimento de servidores virtuais. O DaaS possibilita que usuários corporativos conectem-se com um navegador a um sistema remoto em execução à sua área de trabalho.

DRaaS (Disaster Recovery as a Service)

Oferta é voltada para segurança da informação, mas com características diferentes do backup online. O serviço oferece um site espelhado do Data Center principal da empresa com todas as aplicações de negócios. É uma solução para ser acionada em caso de desastres, incidentes como alagamento, incêndio, desmoronamento, ato terrorista ou qualquer ocorrência que interrompa o funcionamento da rede corporativa.

IaaS (Infrastructure as a Service)

A Infraestrutura Como Serviço é uma modalidade de serviços em Cloud Computing que contempla toda a infraestrutura de TI em hardware, como servidores, sistemas de rede, segurança etc. As empresas administram o seu consumo e pagam conforme o uso dos sistemas de IaaS.

MaaS (Monitoring as a Service)

Fornece aos clientes a funcionalidade de monitoramento para infraestrutura e aplicativos hospedados na Nuvem. Essa plataforma pode ajudar a monitorar continuamente aplicativos, sistemas e infraestrutura de suporte, reduzindo custos.

PaaS (Plataform as a Service)

A Plataforma Como Serviço é uma modalidade que oferece todos os produtos de software e hardware necessários para desenvolver e gerenciar aplicativos em Nuvem. Os usuários pagam conforme o uso da plataforma e controlam como os aplicativos são utilizados durante todo o seu ciclo de vida.

SaaS (Software as a Service)

O Software Como Serviço é um serviço do provedor que armazena software de terceiros. Com essa modalidade, os aplicativos não ficam mais armazenados nos computadores dos usuários, mas sim em Nuvem e podem ser acessados remotamente a qualquer momento.

STaaS (Storage as a Service)

. É a solução de Cloud Computing ideal para que as organizações aumentem a capacidade de gerenciar dados com redução de custos e mais eficácia. A proposta do STaaS é entregar uma solução em Nuvem para armazenamento de dados que ofereça ganhos em comparação com a infraestrutura tradicional mantida pelos Data Centers internos das companhias

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou