Reduza custos de software com SaaS

Contratação de aplicativos por SaaS elimina gastos com licença e medida pode ser uma das estratégias para conter gastos de TI. Veja benefícios do modelo

Uma das estratégias para reduzir gastos com Tecnologia da Informação (TI) é a contratação de Software as a Service (SaaS). O formato de aquisição de aplicativos pela Cloud Computing (Computação em Nuvem) diminui custos com licença e traz uma série de benefícios que podem ajudar a impulsionar os negócios da sua empresa.

O SaaS está entre um dos serviços de Cloud mais procurados pelas companhias tanto pela Nuvem Privada quanto pela Pública. A abordagem substituiu o modelo tradicional da compra de software em caixa física para automação dos negócios com entrega das soluções online.

Pelo sistema formato SaaS, a aquisição dos aplicativos é feita pelo consumo e não por produto. Esse caminho possibilita que as empresas comprem software de seus fornecedores pela web, com entrega gerenciada por Data Center de terceiros.

Aplicações empresariais em modelo SaaS

Por meio de SaaS é possível contratar diversas soluções para atender necessidades dos negócios de sua companhia. Uma das aplicações muito procurada pelas empresas é a de correio eletrônico, para que os funcionários possam acessar mensagens corporativas onde quer que estejam. As suítes de escritório, que são os pacotes com ferramentas de produtividade como o Office 365 da Microsoft, estão entre as opções de SaaS mais solicitadas pelas organizações.

Outra solução de SaaS importante para suportar as operações das companhias são os pacotes de gestão empresarial. Essas soluções integram unidades de negócios e aprimoram a administração da empresa e, hoje, são tecnologias essenciais para controlar as áreas de vendas, compras, contas a pagar e informatizar outros processos.

Para automatizar as equipes de vendas e gerenciar o relacionamento, a modalidade SaaS entrega para as empresas soluções de CRM (Customer Relationship Management) com mais flexibilidade. Em SaaS é possível contratar ainda software de Business Intelligence (BI) para acompanhar de perto os dados dos negócios, ferramentas de Big Data (caracterizada pela compilação de grandes volumes de dados) para analisar informações de valor para tomada de decisão, além de aplicações móveis e de comunicação colaborativa, entre outras.

Mercado de SaaS em alta

Atualmente, a maioria das indústrias de software multinacionais oferece a aquisição de aplicativos por SaaS, como é o caso da Microsoft com suas ofertas de Office, correio eletrônico, ferramentas de colaboração, CRM, BI etc.

Previsões da consultoria IDC indicam que até 2018 todas as produtoras de software terão ofertas em SaaS. Para acompanhar essa tendência, a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) apresentou no ano passado o estudo Mercado Brasileiro de SaaS (Software as a Service – Software como Serviço) com 136 desenvolvedoras nacionais de software, em que estimula a adesão ao novo formato de entrega de aplicativos para incrementar esse negócio no País.

O formato SaaS atende, principalmente, as pequenas e médias empresas (PMEs), que nem sempre possuem departamentos de TI ou muitos recursos para investir na compra de software para automação de seus negócios.

Estudo do Gartner estima que os negócios globais de SaaS em Cloud Pública vão crescer 20,3% em 2016 e movimentar US$ 37,7 bilhões. Em relatório “Worldwide Semiannual Public Cloud Services Spending Guide”.

Já a IDC destaca que SaaS continuará sendo o serviço dominante desse tipo de Nuvem nos próximos quatro anos, representando mais de dois terços da receita mundial, estimada em US$ 141 bilhões até 2019.

Ganhos de SaaS para sua empresa

A abordagem de SaaS promete dar mais agilidade aos negócios com entregas rápidas de software para informatização de processos ou lançamentos de serviços. Confira a seguir os benefícios dessa modalidade para sua empresa.

Corte das despesas com licenças

Pelo modelo SaaS, o pagamento de software passa a ser por uso e com preços mais acessíveis em comparação com a compra tradicional. Como o gerenciamento é em Nuvem, o fornecedor do aplicativo consegue compartilhar os custos com infraestrutura e mão de obra, oferecendo tarifas competitivas. Outra vantagem é que a cobrança por meio de assinaturas (mensais, trimestrais, semestrais ou anuais) é fixa, o que permite um melhor planejamento de suas despesas.

Redução do investimento inicial

Uma das grandes vantagens da Cloud é a dispensa de investimento inicial em recursos físicos. O provedor de SaaS se encarrega de oferecer toda a infraestrutura necessária com atualizações tecnológicas e suporte técnico para o processamento do software adquirido.

Entrega rápida

A liberação das soluções por SaaS é rápida para que sua empresa possa fazer as integrações necessárias e rapidamente comece a rodar o software contratado. No modelo antigo por licença, levava-se muito tempo para que o aplicativo entrasse em operação porque era necessário ter hardware apropriado e fazer todas as configurações. Hoje, alguns fornecedores até permitem testes de produtos antes da contratação.

Acesso a qualquer hora

Os aplicativos SaaS podem ser acessados a qualquer momento e por diferentes dispositivos. As soluções são entregues pela Web e estão sempre acessíveis aos seus usuários.

Facilidade para atualização

As atualizações dos aplicativos são gerenciadas pelo provedor SaaS, sem que as empresas tenham que se preocupar com upgrade. A vantagem do SaaS é que os usuários têm sempre a última versão dos aplicativos e se beneficiam mais rapidamente das inovações tecnológicas dos fornecedores.

Gostou o artigo? Comente!


Comente o que achou