Quais cuidados na adoção da Nuvem Pública

Como uma das modalidades de Cloud Computing que mais crescem, Nuvem Pública oferece preços atraentes e escala, mas exige planejamento. Confira nossas dicas.

Um dos motores para transformação digital dos negócios das organizações é a contratação de soluções de Tecnologia da Informação (TI) pela Nuvem Pública, uma das modalidades de Cloud Computing (Computação em Nuvem), que mais crescem no mercado mundial e com grande aceitação no Brasil.

A Nuvem Pública é atraente pelo custo acessível dos serviços, facilidade de contratação e escala. Entretanto, o aumento da taxa de sucesso com adesão ao modelo exige planejamento. Defina estratégias alinhadas de uso desse ambiente com os negócios, pesquise bem o fornecedor e prepare sua empresa para a migração com criação de políticas de segurança e treinamento de funcionários, entre outras medidas para boa governança dos serviços em Cloud.

É importante entender que a Nuvem Pública é um dos três tipos de Cloud Computing ofertados pelos provedores do mercado. Os outros dois são a Cloud Privada e Híbrida. Todas as três categorias oferecem as principais soluções de TI com tarifação de acordo com o consumo como infraestrutura (IaaS), software (SaaS) e plataforma (PaaS) como serviço.

A Nuvem Pública se diferencia das redes Privadas e Híbridas pela oferta de soluções de TI por um provedor de serviços em ambiente compartilhado com outros usuários, que acessam as ferramentas pela web.

Como os serviços são entregues por infraestrutura compartilhada, a Nuvem Pública, opera em larga escala e oferece preços mais acessíveis, tendo se tornado atraente, principalmente para as pequenas e médias empresas, que não têm muitos recursos para investir em TI.

Crescimento da Nuvem Pública

Com sua estratégia agressiva de preços, a Nuvem Pública está em franca expansão, procurada por organizações de todos os portes para determinados tipos de aplicações. Estudos da IDC estimam que os investimentos mundiais com Nuvem Pública alcancem US$ 141 bilhões em 2019, o dobro dos US$ 70 bilhões movimentados em 2015, com taxa anual de aumento de 19,4%. Para se ter ideia, esse índice é quase seis vezes mais que o estimado com gastos globais de TI para os próximos três anos.

O SaaS é o tipo de solução em Nuvem Pública mais procurado. Segundo a IDC, este modelo de prestação de serviços deverá representar mais de dois terços de todos os gastos com aplicações em Cloud até 2019. PaaS ficará com uma fatia de 30,6% e IaaS com participação de 27% do total de investimentos nos próximos três anos com Nuvem Pública.

Em geral, as companhias buscam a Nuvem Pública para armazenar dados menos sensíveis aos negócios e facilitar o acesso de aplicações corporativas aos funcionários do escritório e remotos. Entre essas ferramentas estão o email, os pacotes de produtividade como Office da Microsoft, sistemas de comunicação e colaboração, além das soluções de automação das equipes de vendas.

Como aumentar taxa de sucesso na Nuvem Pública

Se de um lado a Nuvem Pública traz vantagens, como flexibilidade, escalabilidade e agilidade , por outro lado, o fator segurança geralmente não é abordado como prioridade quando comparamos com soluções em Cloud Privada e Híbrida. Por isso, uma análise detalhada sobre como cumprir as diretrizes de políticas e controles da companhia deve ser realizada independente do tipo de ambiente.

No site da Cloud Security Alliance (CSA), por exemplo, você pode baixar uma matriz dos itens que devem ser avaliados ao utilizar soluções em Nuvem. Comece seu projeto, analisando que serviços justifica levar para a Nuvem Pública. Se sua opção for usar essa modalidade para armazenar dados, a recomendação dos especialistas é que inicie a utilização do ambiente para hospedar aplicações que não sejam de missão crítica nem sensíveis para suas operações.

Comece seu projeto, analisando que serviços justifica levar para a Nuvem Pública. Se sua opção for usar essa modalidade para armazenar dados, a recomendação dos especialistas é que inicie a utilização do ambiente para hospedar aplicações que não sejam de missão crítica nem sensíveis para suas operações.

Dependendo do tipo de negócio e de sua regulação, o armazenamento de alguns dados não poderá ser em Data Center fora do Brasil. Além disso, o acesso exige uma série de cuidados com a privacidade como uso de criptografia e conformidade com as melhores práticas de proteção de dados.

Segurança para uso da Nuvem Privada

É recomendável a implantação de sistemas que exijam o uso de senhas seguras, renovação periódica e duplo fator de autenticação. Há muitas ferramentas para segurança que podem ser contratadas pela Nuvem como antivírus, firewall, sistema de comunicação segura como VPN (Virtual Private Network).

A Cloud oferece também sistemas para gerenciar os smartphones e tablets, usados pelos funcionários, que hoje carregam aplicações pessoais e corporativas.

Gosto da sugestão? Comente!


Comente o que achou