Profissional de TI com habilidade em cloud computing

Confira dicas para profissional de TI adquirir habilidades para atuar com projetos em Cloud Computing e ser mais valorizado no mercado

Você é profissional de TI (Tecnologia da Informação) e busca novas oportunidades para crescimento na carreira com atuação em projetos de Cloud Computing (Computação em Nuvem)? Veja as dicas que preparamos e que podem ajudá-lo a se aprimorar nessa área e obter destaque no mercado de trabalho.

Antes de direcionar sua carreira para o mundo de Cloud Computing, é importante você saber como essa tecnologia está evoluindo nas corporações para cavar as melhores oportunidades de trabalho.

Estudos do Gartner estimam que os investimentos das empresas somente com serviços de Infraestrutura como serviço (IaaS) em Nuvem passarão de US$ 34 bilhões em 2017 para US$ 71 bilhões em 2020. No final da próxima década, esses gastos representarão 39% do total de custos com sistemas para Data Centers corporativos.

Além de IaaS, as companhias estão apostando na contratação de SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e diversas plataformas pelas modalidades de Cloud Pública, Privada e Híbrida.

Segundo o Gartner, até 2020, a migração para Nuvem terá impacto direto ou indireto sobre uma porcentagem cada vez maior dos investimentos anuais em TI nos diversos segmentos da economia. O motivo para o aumento dos gastos com plataformas em Cloud Computing é a necessidade das empresas de acelerar os processos de inovação para a promoção da transformação digital.

Esse movimento sinaliza que as empresas vão demandar mais por profissionais de TI com domínio das soluções em Nuvem. É importante você saber que há uma carência muito grande no mercado por talentos qualificados tanto no mercado externo quanto no doméstico. As companhias brasileiras sofrem com a falta de mão de obra especializada nas novas tecnologias.

Essa realidade mostra que se você tiver domínio de tecnologias emergentes que sustentam a chamada Terceira Plataforma de TI, como Cloud Computing, tende a se dar bem no mercado de trabalho.

Profissional de TI com veia em Nuvem

Para os profissionais de TI que querem crescer na carreira e se destacar com projetos de Cloud Computing, listamos a seguir três dicas.

Aumento de conhecimento

Procure se informar sobre o movimento da transformação digital que está acontecendo no mundo dos negócios, puxado pela revolução tecnológica que colocou o consumidor na Era do Cliente. Atualmente, quem está com as cartas nas mãos não são mais as empresas, mas sim os compradores das marcas.

Fique por dentro das tecnologias que estão suportando os processos de mudanças nas organizações como mobilidade, Big Data (ferramentas usadas para tratamento de dados com inteligência) Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Computação Cognitiva, impressão 3D etc. Todas essas tecnologias contemplam projetos que passam pela Cloud Computing.

Uma forma de se manter atualizado sobre a revolução tecnológica é marcar presença em eventos que agregam valor à carreira como seminários e congressos especializados promovidos por consultorias respeitadas na área de TI como IDC, Gartner e Frost & Sullivan etc. Fornecedores de TI e os provedores de Cloud Computing também costumam realizar eventos e encontros abertos aos profissionais de TI. Alguns até são gratuitos.

Além disso, mantenha sua leitura em dia, acompanhando publicações especializadas nacionais e internacionais. A literatura sobre Cloud Computing também é uma boa dica para aprimoramento da carreira

Certificações profissionais com selo de qualidade

Além de curso superior e conhecimento técnico das tecnologias, é importante investir em certificações reconhecidas pelo mercado. Algumas são verdadeiro passaporte para conquista de determinados cargos, pois atestam que o candidato passou por exames e dominam as tecnologias.

É importante esclarecer que os cursos para obtenção de certificações não substituem os de graduação e pós-graduação, mas são um diferencial no currículo, assim como domínio de inglês e outros idiomas.

Pesquise as certificações profissionais voltadas para Cloud Computing e eleja a área que você tem mais afinidade, como segurança, plataforma de software, hardware e desenvolvimento de aplicativos.

Entenda como sua empresa está em Nuvem

Procure saber como a sua empresa está na adoção de Cloud Computing, e os projetos que está desenvolvendo nessa área. Você pode galgar uma promoção onde está trabalhando atualmente. Demonstre seus conhecimentos na área e se ofereça para ajudar nas iniciativas.

Compartilhe com colegas de trabalho o conhecimento aprendido em eventos que participou. Se tiver espaço em sua empresa, promova debates e escreva artigos que podem ser publicados em blogs ou sites de TI.

Claro que tudo isso tem que ser feito com cautela, sem passar postura de arrogância. Tenha em mente que as “soft skills”, que são as habilidades que mostram realmente a sua personalidade, contam mais ponto a seu favor que as competências técnicas. Você precisa se relacionar bem, ter jogo de cintura para trabalhar em equipe e ser cooperativo.

Essas dicas não são fórmulas mágicas para o sucesso na carreira, mas podem contribuir para uma melhor performance no mercado de trabalho.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou