O que é orquestração de Nuvem?

Entenda como a abordagem de orquestração no ambiente de Cloud Computing pode beneficiar os negócios de sua empresa

O vocabulário da Cloud computing (Computação em Nuvem) é repleto de siglas e termos técnicos que, às vezes, geram dificuldade de compreensão. Um desses conceitos é “orquestração de Nuvem”, que você fica sabendo aqui o que significa e importância para os negócios de sua empresa.

O que é orquestração no ambiente de Cloud Computing

A orquestração de Cloud Computing é uma tecnologia com atuação parecida ao de um maestro, que tem o papel de liderar as atividades musicais em grupo ou orquestra para que todos se apresentem no momento certo e com harmonia. A orquestração de Nuvem automatiza, organiza, coordena e gerencia a entrega da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) como serviço.

O objetivo da abordagem de orquestração de Nuvem é acelerar as entregas de serviços de TI e reduzir custos. É sua missão também customizar soluções de IaaS (Infraestrutura como Serviço) SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço) de acordo com a necessidade dos negócios da empresa.

A tecnologia gerencia a infraestrutura em Cloud Computing e fornece recursos de TI em Nuvem conforme a demanda do momento da empresa. Um exemplo é criação de máquinas virtuais (VMs), sistemas para armazenamento e soluções em SaaS.

Com orquestração no ambiente de Cloud Computing, sua empresa passa a utilizar serviços de Cloud Pública, Privada e Híbrida com escalabilidade e elasticidade. O sistema de gerenciamento faz com que a operação de mover aplicações entre os ambientes seja realizado com mais rapidez e eficiência.

Orquestração x automação

A orquestração dá inteligência aos controles da Cloud Computing, mas às vezes, o conceito é confundido com automação. Porém, a tecnologia é muito mais que informatização de controles manuais.

A técnica define as políticas e níveis de serviço por meio de fluxos de trabalho automatizados, provisionamento e gerenciamento de alterações. Isto é, capacita a infraestrutura para atender as necessidades de processamento do aplicativo com escalonamento para cima ou para baixo.

O sistema também permite administração centralizada do pool de recursos, incluindo faturamento, medição e cobrança para consumo. Com isso, reduz o tempo e o esforço dos times de TI para implantar várias instâncias de um único aplicativo, por exemplo.

A orquestração de Nuvem elimina tarefas que anteriormente eram feitas por administradores. É uma forma de migrar para a Cloud Computing com mais inteligência, uma vez que os serviços passam a ser alocados em menos tempo, permitindo entregas certas com economia e vantagem aos negócios.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou

1 comentário

  1. Alex Casañas Responder

    Excelente explicação dos conceito!!!