O que é DevOps?

Entenda o que é DevOps e conheça sua importância em desenvolvimento de projetos e comunicação entre as partes colaborativas

Em Tecnologia da Informação as siglas são peças importantes para explicar condutas, sistemas, programas, linguagens e mais uma infinidade de coisas, de uma forma mais fácil. É um tal de “SaaS”, “CPU” para cá, “iOS”, “DPI” para lá, “App”, “FTP” acolá. A cada dia surgem novos nomes que, abreviados, facilitam os processos de implementação, suporte, programação, serviços e tantos outros que cercam a “TI”.
Para entender mais uma destas siglas, vamos descobrir o que é DevOps.

O significado

Profissionais de TI, assim como tantas outras áreas, têm seus projetos e trabalhos baseados em entregas, produção, desenvolvimento e muitas operações, correto?

DevOps é o alinhamento de toda a equipe de desenvolvimento com o pessoal da operação para que, juntos, os times acelerem as entregas com mais qualidade por meio de ferramentas e responsabilidades previamente definidas. Trata-se de uma cultura de colaboração em que todos se ajudam!

Desta forma, o DevOps é o responsável, por exemplo, por aproximar práticas de desenvolvimento de sistemas rápido com testes de implantação para que nada dê errado na hora de entregar o sistema, produto ou serviço aos clientes.

Qualidade na inovação

Até pouco tempo atrás, era comum que grandes empresas de tecnologia fizessem, em seus programas, duas ou três atualizações mais consistentes ao longo de um ano. Entretanto, como a inovação é parte fundamental para todas as fornecedoras de TI, a cobrança por mais resoluções de pequenos problemas, de forma mais rápida, ficou muito maior.

Além disso, a concorrência é acirrada. Se sua empresa de TI não corrigir seus problemas em poucos dias ou até mesmo horas (dependendo de qual sistema fornece), o cliente simplesmente pode trocar você por outra, que prometa mais entregas, correções, resoluções e o fim de seus problemas.

Vantagens do DevOps

Para que sua empresa não seja trocada por outra e com isso ganhe a antipatia do mercado todo, estruturar os processos colaborativos por meio de um DevOps bem organizado é fundamental. Afinal, é muito comum perceber grandes organizações que, com as duas áreas trabalhando separadamente, não conseguem conquistar o que deveria ser um de seus objetivos principais que nada mais é do que satisfazer seus clientes.

Nestas companhias pode funcionar mais ou menos assim: a equipe de desenvolvimento procura continuamente por métodos mais rápidos e eficazes para desenvolver um software. Eis que, enquanto isso, o time de operações busca formas para gerenciar toda a operação de TI.

A ajuda da computação em nuvem

Com o DevOps a integração das duas áreas em projetos gera troca de conhecimento. O desenvolvedor tem que saber sobre sistemas operacionais, estruturas de TI e, por sua vez, o profissional de operações deve ter noções de programação, por exemplo. A comunicação constante e às claras entre todas as equipes é essencial para que essa cultura seja implementada.

E como manter informações de forma rápida ao alcance de todos os envolvidos neste processo de troca constante de conhecimento? Por meio do Cloud Computing! Com um papel importantíssimo, a Computação em Nuvem traz economia de tempo, ganho em produtividade e escala de serviços.

Como funciona

Basta pensar que, com equipes distintas, mas que precisam estar unidas para que tudo dê certo, ter os dados guardados com acesso seguro ao alcance de todos é fundamental. Imagine ter que usar um sistema de transferências de arquivos ou mesmo de sistemas a cada alteração, cada desenho de programação.

Haja trabalho e retrabalho. Sem contar que a probabilidade de alguma resolução não chegar à equipe do projeto de implantação é altíssima. Se todos os dados, projetos, descrições de serviços, estruturas do sistema, bem como o próprio sistema a ser implantado estiverem guardados “na nuvem”, com simples liberações de acesso todos conseguem trabalhar perfeitamente.

Segurança é fundamental

Além disso, computadores, servidores físicos, HDs podem ser extraviados, danificados e até mesmo perdidos, o que deixa qualquer operação bem menos segura. Ninguém precisa ou quer correr este risco, não é verdade?

Saber o que é DevOps e colocar mais esta ação em andamento em sua empresa, com a ajuda de uma solução em Cloud Computing é essencial para diminuição de riscos, perdas e danos nos serviços e entregas. Pense nisso!

Gostou deste artigo? Comente


Comente o que achou

9 comentários

  1. Jose Franceschini Responder

    sou professor universitário alem de trabalhar na EBT há 10 anos. por favor tem como disponibilizar e autorizar o uso desse assunto e transparencias para um palestra na universidade onde ministro aulas?

    1. Cloud 21 Responder

      Caro, José Franceschini,

      Obrigada pela sua mensagem e pelo interesse em nosso conteúdo. Sim você pode usar desde que cite que a fonte é o portal Cloud 21.

      Obrigada

  2. Carlos Victor dos Santos Responder

    Ótimo post! Claro e objetivo quanto aos fundamentos do DevOps.

  3. Fernando Responder

    Não conheço o cloud ……

    1. Cloud 21 Responder

      Olá Fernando. Obrigada pela sua mensagem. Aqui no Cloud 21 você terá oportunidade de conhecer mais sobre Cloud Computing e como se beneficiar dessa modalidade de usar TI como serviço.

      Obrigada

  4. verissimi Responder

    muito valiosa a informação! muito grato!

  5. Fabio Alexandre de Oliveira Responder

    Ótima matéria, então, DevOps pode ser entendido como cultura corporativa que adota o sistema de colaboração entre profissionais multidisciplinares cujas expertises se integram com o objetivo de se entregar um mesmo resultado, resumindo, trabalho em equipe.

  6. Antenor D. Giraldi Responder

    Acho muito importante esse método de desenvolvimento de projetos com o DevOps tendo como suporte o Cloud Computing cujo resultado é a rapidez, precisão e segurança das informações.

  7. Jader Monte Responder

    Acredito que o grande desafio do DevOps é justamente navegar entre duas áreas distintas e com dois gestores distintos, gerindo os problemas e executando o projeto pelo bem comum da empresa, no entanto se a empresa não alinhar os objetivos estratégicos com a entrega (satisfação do cliente) e não conceder autoridade suficiente para o DevOps realizar suas atividades tendo poder de execução sobre as demais áreas, todo o esforça será em vão.