Impacto de SDN na entrega de serviços em Cloud

SDN é uma abordagem para gerenciamento de rede definida por software que acelera o fornecimento de soluções em Nuvem

Concebida para simplificar a criação de ambientes virtuais e gerenciamento da infraestrutura de hardware, a arquitetura SDN (Software Definied Networking) ou rede definida por software vem ganhando terreno na prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) sob demanda. A tecnologia aumenta a capacidade dos provedores de Cloud Computing (Computação em Nuvem) em fornecer soluções em Nuvem por meio de Data Center ágil e dinâmicos.

O conceito de rede definida por software ainda é novo no mercado, mas pegou uma carona com as aplicações de virtualização e tende a se expandir. Os impulsionadores para seu avanço são o crescimento exponencial da mobilidade e a chegada de outras tecnologias emergentes que estão pavimentando a estrada da Era Digital.

Analistas consideram que a tecnologia de SDN é crucial para evolução das redes de comunicação e dos serviços em Nuvem. À medida que mais empresas percebem as vantagens do uso de TI como serviço, aumenta a demanda pelos serviços em Cloud Computing e também a expectativa das entregas.

Ao transferir na TI tradicional para Nuvem, as companhias esperam fornecimento de soluções em tempo real com flexibilidade, segurança e economia de custos para suportar suas operações de negócios.

A abordagem SDN tem a proposta de tornar a infraestrutura dos provedores mais ágeis e com capacidade para acelerar o fornecimento dos serviços em Nuvem. O objetivo da tecnologia é dar mais visibilidade aos negócios com menos custos.

O que é SDN?

É uma arquitetura de virtualização de rede criada para automatizar operações, eliminando a necessidade de configurações manuais de equipamentos da infraestrutura. Por essa abordagem, tudo passa a ser gerenciado por meio de software, tornando o ambiente de TI mais inteligente e dinâmico.

O gerenciamento da rede por definição de software utiliza um único controlador que permite administrar todos os recursos de rede. Desta forma, os equipamentos passam a ser provisionados e alocados automaticamente. A operação é realizada de acordo com a necessidade do negócio.

Ao simplificar a gestão de Data Centers, a tecnologia SDN possibilita aos provedores reduzir drasticamente os investimentos em hardware. A transformação do ambiente em infraestrutura mais maleável melhora também a eficiência operacional.

As redes definidas por software dão mais velocidade a implementação e a distribuição de aplicativos com melhor aproveitamento do orçamento. Isso é possível porque a tecnologia automatiza fluxos de trabalho de acordo com as regras de negócios da empresa.

A tecnologia ajuda orquestrar arquiteturas de Cloud Computing, entregando aos usuários soluções de forma automatizada em larga escala. As redes definidas por software facilitam a criação de aplicações na Nuvem Privada, Pública e Híbrida. Esses ambientes contam com componentes de rede que se conectam e apoiam operações realizadas pelos Data Centers.

O sistema SDN aumenta a flexibilidade e o uso de recursos, reduzindo custos e sobrecargas de infraestrutura. Sua missão é tornar as redes mais inteligentes e deverá ser uma alavanca importante para expansão no mercado dos serviços de Cloud Computing.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou