IaaS: o que sua empresa ganha com TI em Nuvem?

Solução de IaaS contempla toda a infraestrutura de hardware e traz uma série de vantagens para as empresas. Confira os benefícios.

Recorrer à Cloud Computing (computação em Nuvem) contratação de infraestrutura como serviço (IaaS) está se tornando mais comum nas empresas. O maior interesse pela solução se deve aos atrativos em comparação com o sistema tradicional de operação da Tecnologia da Informação (TI) em Data Center interno nas organizações, modelo chamado de on-premises.

Analistas de consultorias com Frost & Sullivan, IDC e Gartner avaliam que a migração de para Cloud Computing traz ganhos para as empresas. No caso de IaaS, eles destacam mais agilidade da TI para sustentar os negócios e mais foco na atividade principal da empresa.

Os benefícios de IaaS estão sendo enxergados por algumas companhias, com o aumento da procura pelo modelo, indica pesquisa do Gartner. Os negócios de IaaS na receita global de Cloud Computing cresceram 40% desde 2011. As projeções da consultoria são de que esse serviço continuará com taxas de expansão de 25% ao ano até 2019.

Segundo o Gartner, em 2019, a maioria das máquinas virtuais (VMs) será contratada por IaaS. Com a migração, instituto de pesquisa, prevê que a receita global de IaaS e da Plataforma como Serviço (PaaS) alcançará US$ 55 bilhões, superando os negócios com a venda de servidores físicos.

O que é IaaS

As empresas que estão estudando a migração para IaaS, vão encontrar no mercado ofertas em Cloud Pública, Privada e Híbrida. A decisão pela adoção de um desses três ambientes vai depender sempre do criticidade dos negócios e dos níveis de segurança exigidos, bem como da componente custo/benefício.

Em qualquer um dos três tipos de Nuvens, a oferta de IaaS contempla toda a infraestrutura de hardware necessária para processar as aplicações de negócios de uma empresa. Pelo serviço é possível contratar servidores, equipamentos de redes, roteadores, balanceadores de carga, firewall, storage (sistemas de armazenamento) e links de acesso a Internet, entre outros componentes de TI.

Os equipamentos necessários são fornecidos com bancos de dados, sistema operacional e outros tipos de software para rodar as aplicações da empresa. É possível adicionar ao serviço os produtos de backup online e site para recuperação de desastre como medida para proteção de dados em caso de incidentes.

A principal vantagem de IaaS é possibilidade de a companhia montar toda a sua infraestrutura de hardware para acesso remoto, sem precisar de Data Center.

Ganhos com migração para IaaS

Antes da Cloud Computing, as empresas tinham que construir um Data Center para hospedar sua infraestrutura de TI ou contratar ambiente de terceiros. O projeto de um centro de dados próprio exige grande investimento com instalações físicas, pois o local tem que ser seguro, oferecer sistemas redundantes contra queda de energia, ameaças virtuais e incidentes. Há também a compra de hardware e software.

Além disso, há as despesas com manutenção desse ambiente que variam conforme a característica do negócio. Esses gastos são maiores para os que precisam de alta disponibilidade para acesso aos sistemas 24 horas, nos sete dias da semana, como acontece com bancos, lojas de e-commerce e outras operações.

Listamos a seguir alguns dos benefícios para sua empresa com a migração da TI interna para o modelo de IaaS.

Sem Data Center

Com IaaS, sua empresa não precisa desembolsar recursos para a construção de um espaço físico, atendendo a todos os requisitos de segurança, qualidade de serviços e normas regulatórias para hospedar as aplicações corporativas. O tempo dedicado a esse projeto pode ser canalizado para o negócio.

Pagamento por uso

A modalidade de IaaS dispensa grande investimento inicial na compra de hardware e software. Pela Nuvem, todos os recursos de TI são fornecidos como serviço, com pagamento pelo consumo, reduzindo gastos com infraestrutura e licenciamentos. Há garantias de serviço de manutenção, resolução de problemas e ampliação da capacidade de processamento.

Elasticidade

O consumo dos recursos de TI em Nuvem são sob demanda. Ou seja, consumo conforme a necessidade do negócio, que é um sistema prático e inteligente para se trabalhar com picos de demandas sazonais. No sistema de IaaS é mais fácil de aumentar e reduzir a quantidade de recursos de TI.

Flexibilidade

A contratação da capacidade computacional em Cloud Computing passa a ser na medida certa. Sua empresa adquire apenas o que realmente precisar. A grande vantagem é que você não terá de arcar com custos de máquinas ociosas ou ambientes instáveis.

Agilidade

Ao operar com uma TI elástica e flexível, sua empresa ganha mais agilidade para dar respostas aos negócios. A implementação de mudanças e novos projetos podem ser realizados de forma prática e instantânea, eliminando as longas esperas que acontecem no modelo tradicional.

Os benefícios da migração para IaaS são inúmeros comparados com a manutenção de TI em ambiente interno. Porém, a mudança para Cloud exige planejamento e um projeto criterioso. É preciso fazer análise de riscos e adotar medidas de segurança para aumento das chances de sucesso na jornada Nuvem.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou