A Cloud Computing (Computação em Nuvem) está avançando nas empresas, contribuindo para mudança de perfil dos gerentes de Tecnologia da Informação (TI). Ao moverem aplicações para Nuvem, eles ganham mais tempo para exercer função estratégica e conduzir a transformação digital dos processos de negócios.
Ao ocuparem um papel mais estratégico, os gerentes de TI têm a oportunidade de trabalhar mais próximo dos seus pares de negócios, conhecer suas demandas e propor soluções inovadoras que ajudem a aumentar a competitividade da organização.
Há tempos que as empresas vêm exigindo uma participação maior dos gerentes de TI nas áreas de negócios. O problema é que a maioria deles ainda passa grande parte do tempo envolvida com questões operacionais do dia a dia. Isto é, os gerentes ficam mais dedicados às rotinas diárias para garantir o bom funcionamento da infraestrutura de TI.
Com as empresas dependendo cada vez mais da TI, nada pode parar. Alguns negócios exigem sistemas no ar 24 horas, funcionando com alta disponibilidade e qualidade dos serviços para serem acessados por clientes e funcionários no momento em que eles desejarem.
Futuro dos gerentes de TI com Cloud
A vida dos gerentes de TI dos tempos atuais não está fácil. Eles precisam cuidar da manutenção dos recursos de tecnologia, para evitar que os negócios parem, gerenciar bem pessoas, estar próximo dos negócios e buscar constantemente inovação para trazer valor aos negócios.
O Gartner destaca que os gerentes de TI estão sendo muito desafiados pela onda da digitalização dos negócios e precisam ter uma postura Bi-Modal. Isso quer dizer ter habilidade para gerenciar a infraestrutura atual com eficiência e capacidade para inovar com as novas tecnologias.
A Cloud Computing se apresenta como uma grande aliada para aliviar o peso dos gerentes de TI. Ao se tornar mais difundida entre as linhas de negócio, os executivos de tecnologia deixarão de se preocupar com questões como a compra de hardware, software e manutenção de infraestrutura de TI.
Com a evolução das modalidades de infraestrutura (IaaS) software (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS) em Cloud, os gerentes de TI desempenharão no futuro um papel diferente do atual. Esse profissional passará a assumir a responsabilidade de integrar, gerenciar níveis de serviço e a governança em torno desses serviços.
Essa mudança vai exigir fortalecimento das relações dos gerentes de TI com os prestadores de serviço. O provedor de Nuvem selecionado pela empresa será um parceiro estratégico para ajudar os executivos na implementação de soluções em Cloud que tragam resultados para os negócios com redução dos riscos.
Gerentes de TI com perfil estratégico
Há uma pressão forte dos negócios para que os gerentes de TI sejam profissionais menos técnicos e com visão estratégica. Essa habilidade é essencial dentro dos planos das companhias para reduzir custos com uso de novas tecnologias.
Um dos geradores dessa demanda é o avanço da mobilidade que deu mais poder aos consumidores das marcas e mudou a forma como se faz negócios.
Hoje as pessoas passam muito tempo online e as empresas têm que se atualizar para fazer parte do mundo conectado para aumentar a eficiência operacional, criar novos serviços e melhorar a experiência ao cliente.
É por isso que muitas companhias estão promovendo a transformação digital, que é um movimento global encabeçado pelo alto escalão para incrementar a receita.
Para promover essa revolução tecnológica, empresas estão investindo em tecnologias convergentes como mobilidade, rede social, Big Data (compilação de grandes volumes de dados por meio da tecnologia), Internet das Coisas e em serviços de Cloud Computing para colocar os projetos em ação.
Os gerentes de TI que tiverem visão estratégica dos negócios e forem antenados com as inovações tecnológicas têm grandes chances de se tornar protagonistas da revolução digital que está acontecendo nas companhias.
Gostou do artigo? Comente!