A demanda crescente por inovação nos negócios eleva os investimentos em Cloud Computing (Computação em Nuvem) no Brasil. O motivo é a necessidade das companhias de promover a transformação digital para aumentar a competitividade no mercado.
O crescimento dos investimentos em Cloud Computing por companhias brasileiras foi constatado em uma pesquisa global conduzida pela GlobalData, contratada pela Cisco e Intel. O estudo envolveu a participação de CIOs (Chief Information Officers) de diversos países incluindo o Brasil. A pesquisa abordou mais de 340 executivos de Tecnologia da Informação (TI) ao redor do mundo.
Investimentos de empresas brasileiras em Cloud Computing
Entre os executivos entrevistados no Brasil pela GlobalData, 94% indicaram que suas empresas terão solução na Nuvem até 2020. Questionados sobre as razões para investimentos em Cloud Computing nos próximos três anos, a eficiência operacional foi uma das razões mais apontadas.
Entre 45% e 87% dos entrevistados no mercado global, mencionaram que o uso de soluções de TI como serviço deu mais agilidade às operações. Eles informaram redução do tempo de provisionamento das aplicações corporativas. Ou seja, estão conseguindo entregar soluções de TI com mais rapidez às áreas de negócios.
A pesquisa da GlobalData também revelou que 67% dos executivos entrevistados estão de olho nas necessidades crescentes de otimização de seus orçamentos sem comprometer a entrega e a qualidade dos serviços.
Ganhos com serviços em Nuvem
CIOs destacaram que estão aumentando os investimentos em Cloud Computing para atender as exigências do atual ambiente de negócios que está mais competitivo. Esse cenário pede tecnologias mais sofisticada colocar as operações na trilha digital com menor aporte de capital.
Esses executivos indicaram que as soluções em Nuvem são uma alternativa para otimizar investimentos em TI e aumentar a eficiência das operações. Eles destacaram que as plataformas adquiridas no modelo de serviço permitiram implementar novos projetos com velocidade a custo reduzido, aproveitando-se das vantagens das tecnologias emergentes como mobilidade e Internet das Coisas (IoT).
A migração para Nuvem libera também as equipes de TI para focarem mais nas estratégias de negócios e pratica mais a inovação na hora de colocar suas empresas na era digital.
As principais características do conceito de Computação em Nuvem, como por exemplo, a transição de custos de CAPEX Capex (Capital Expenditure) por Opex (Operational Expenditure). Isto é, trocar investimentos por despesas operacionais, adotando o consumo de TI por serviço, com pagamento conforme o uso.
A Cloud Computing permite reduzir custos de TI tanto na compra de software quanto na compra de hardware para infraestrutura.
“A eficiência operacional ao adotar essa solução chega a 87%, alavancados principalmente pela redução no tempo de provisionamento de serviços”, destaca Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da GlobalData.
Gostou do artigo? Comente!