Educação corporativa em Cloud capacita talentos

Educação Corporativa com soluções em Cloud Computing é uma saída para reduzir o déficit de mão de obra qualificada no Brasil

Mesmo em época de alto desemprego, empresas brasileiras penam para encontrar talentos prontos para determinadas funções. A dificuldade é devido ao déficit de especialistas com boa formação para alguns segmentos da economia. O investimento em Educação Corporativa com plataformas em Cloud Computing é uma das medidas para evitar o “apagão” de mão de obra qualificada no Brasil.

Uma pesquisa global sobre “Escassez de Talentos“, realizado pela consultoria em Recursos Humanos Manpower Group com 41,7 mil empresas em mais de 42 países, incluindo o Brasil, revelou dificuldades na contratação de pessoas para alguns cargos. Em 2015, o Brasil, Japão e Peru foram os países que mais sofreram na busca de profissionais qualificados.

Entre as empresas brasileiras entrevistadas, 61% relataram os desafios de encontrar profissionais com competências para vagas anunciadas. A pesquisa da
Manpower identificou dez profissões com maior escassez de talentos no mercado. Entre as quais estão, especialistas em Tecnologia da Informação (TI) especialmente programadores, desenvolvedores, administradores de banco de dados, líderes e gerentes para essa área.

A confirmação da carência por profissionais de TI está também em relatórios da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Levantamentos da entidade, estimam que o setor que empregava 1,3 milhão de pessoas no País, em 2016, contava com 50 mil postos abertos à espera de profissionais qualificados.

Há também uma falta no Brasil de bons técnicos em geral; engenheiros (mecânicos, elétricos e civis); gestores e executivos; funcionários de contabilidade e finanças; especialistas em produção e operação de máquinas; representantes de vendas; motoristas; além de pessoas capacitadas para as chamadas profissões do ofício como chefes de cozinha, padeiros e eletricistas.

Segundo a Manpower, a escassez de mão de obra qualificada é devido à mudança do retrato de emprego no mundo com o surgimento da Era do Potencial Humano, onde a falta de talentos capacitados para os atuais modelos de negócios. Um dos problemas apontados pela consultoria para a falta de especialistas é por causa da evolução rápida das tecnologias, com ciclos cada vez menores, fazendo com que os profissionais fiquem desatualizados.

Educação Corporativa em Cloud para capacitação rápida

Os projetos de Educação Corporativa já fazem parte das estratégias de muitas companhias para capacitar seus talentos mais rapidamente. Preocupadas com o déficit de mão de obra qualificada, empresas do setor público e privado estão criando universidades corporativas para treinar empregados de acordo com a demanda dos negócios.

Muitas reclamam que as faculdades não conseguem entregar mão de obra em linha com o que o mercado está pedindo. Achar talentos qualificados, principalmente em TI no Brasil tornou-se uma operação de guerra para as companhias que dependem dessas pessoas para sustentar a expansão dos negócios.

Além da falta de domínio em tecnologia, são poucos os realmente fluentes em inglês, hoje requisito básico para essas contratações. Os mais capacitados já estão empregados e blindados pelas empresas onde trabalham.

Estabelecer programas de Educação Corporativa baseados no Ensino a Distância (e-Learning) pode reduzir a defasagem de conhecimento tantos dos times que já integram os quadros da empresa há mais tempo quanto dos novatos. Algumas estão direcionando esforços para capacitação de jovens talentos, dotando essa mão de obra farta em habilidades específicas para seus negócios.

Atualmente as iniciativas de Educação Corporativa podem ser apoiadas pelas plataformas em Cloud Computing, que possibilitam treinamento de forma massiva. Os cursos online para capacitação profissional podem ser acessados pelos funcionários no horário que for mais conveniente para eles.

A Nuvem oferece ainda a vantagem da liberação dos conteúdos com menos custos que os cursos presenciais. Os materiais também ficam disponíveis para acesso por diferentes dispositivos como PCs, tablets e smartphones, desde que tenham conexão Internet.

Como montar um programa de treinamento online

Comece seu projeto de Educação Corporativa com soluções em Nuvem pela definição dos objetivos. Faça um diagnóstico sobre as lacunas de aprendizado dos seus funcionários para conhecer o público-alvo da iniciativa e tipo de curso que precisam ser ministrados.

É importante nomear um gestor para liderar o projeto e engajar os colaboradores na sua estratégia de Educação Corporativa. Ter uma pessoa inspiradora à frente da iniciativa ajuda em muito no processo de adesão ao programa de treinamento.

Depois pense no formato de liberação dos cursos que precisam ter conteúdos de relevância, criatividade e tempo certo de duração. A plataforma tem que ser multimídia, interativa, contar com fóruns de discussão, aulas ao vivo e enriquecida com materiais de apoio, podem ficar armazenados na Nuvem.

O programa de Educação Corporativa precisa ter também formas de avaliação e dar feedbacks periodicamente aos funcionários. A recomendação dos especialistas é que esses projetos sejam implementados com ajuda de empresas especializadas para aumentar as chances de sucesso.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou