O avanço dos smartphones abriu mercado para desenvolvimento de Apps (aplicativos) móveis para conectar negócios, profissionais e clientes. Uma forma de incrementar receita com essa tecnologia é utilizar a infraestrutura de Cloud Computing (Computação em Nuvem) que oferece ambiente com todas as ferramentas para criação de aplicativos com inovação, qualidade e de implementação rápida.
Os desenvolvedores de aplicativos encontram na Nuvem todos os recursos para planejar, construir, testar e monitorar suas soluções. São serviços apoiados em métodos de desenvolvimento ágil para acelerar a produção com redução de custos.
Com essas características, a Cloud se apresenta como o ambiente ideal para o atendimento das demandas do mundo digital, principalmente de Apps móveis, tecnologias que estão movimentando o mercado e gerando novas oportunidades de negócios para desenvolvedores.
Um termômetro de aquecimento desse negócio no Brasil é a grande base instalada de celulares. Relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que o País contava em abril de 2016 com 256,4 milhões de aparelhos ativos. Desse total, cerca de 70% são smartphones conectados a Internet móvel.
Com esses dispositivos nas mãos na maior parte do tempo, as pessoas buscam Apps móveis para quase tudo, como para comunicação em tempo real, fazer compras online, acessar o mobile banking (banco online) e buscar uma infinidade de serviços que facilitem a vida profissional e pessoal.
Para criar essas aplicações com qualidade, agilidade e capacidade para rodar em diferentes sistemas operacionais como Android, Windows e iOS, desenvolvedores e empresas estão recorrendo à Nuvem.
Desenvolvimento de Apps em Cloud
A Cloud ideal para produção de Apps móveis é a de PaaS (Plataforma como Serviços), que oferece um ambiente robusto para criar, hospedar e gerenciar softwares na web. Por meio desse serviço, empresas e desenvolvedores podem produzir suas aplicações de negócios baseadas na linguagem ou tecnologia que mais atendem suas necessidades com flexibilidade e escalabilidade.
O modelo PaaS tem se tornado atraente para os desenvolvedores de Apps porque reduz os investimentos das iniciativas, fornecendo todas as ferramentas para criação de novas soluções, dispensando compra de hardware e software, como aconteceria se os projetos fossem realizados com recursos internos da empresa.
Além de PaaS, os desenvolvedores encontram na Nuvem o suporte das modalidades de IaaS (Infraestrutura como Serviço) e SaaS (Software como Serviço). O primeiro serviço fornece máquinas virtuais (VMs) e outros recursos de hardware, enquanto o segundo armazena software para ser acessado pelos usuários pela Internet por diferentes dispositivos.
Os serviços de PaaS, IaaS e SaaS podem ser utilizados pela Nuvem Pública, Privada ou Híbrida, dependendo da necessidade da empresa. Mas é a Cloud Pública que tem se apresentado mais atraente para o desenvolvimento e testes de Apps móveis, principalmente devido ao custo, que é menor que os outros tipos de Nuvem.
Benefícios da Cloud para desenvolvimento de aplicativos
A redução de custos é apenas uma das vantagens de PaaS para o desenvolvimento de Apps móveis. Listamos abaixo outros benefícios que esse serviço oferece para você incrementar seu negócio na Cloud.
● Rapidez no desenvolvimento e lançamento do App móvel no mercado. Sua empresa não precisa se preocupar em comprar um servidor físico nem outros recursos para criar aplicativos, podendo ficar mais focada no projeto em si.
● Fornecimento de ambientes de desenvolvimento com conjuntos de dados para estabelecer processos paralelos e aumentar a quantidade de testes completos de determinado aplicativo.
● Entrega de infraestrutura com capacidade para colocar Apps em produção e ganhar escalabilidade conforme necessidade do desenvolvedor.
● Habilidade para colaboração com outros desenvolvedores, arquitetos e designers na produção do app por meio das melhores práticas, como a DevOps, que prega integração entre as equipes de desenvolvimento e operação para acelerar os projetos com menos gastos.
● Maior flexibilidade para atualizações e correções automáticas dos aplicativos, com acompanhamento de todo o seu ciclo de vida.
Gostou do artigo? Comente!