Estudar um novo idioma pela Internet sem sair de casa ficou mais fácil e divertido. As novas tecnologias de e-Learning ou Ensino a Distância (EaD) conectam estudantes com outras pessoas interessadas no mesmo tema e até com nativos ao redor do mundo. A maioria dos cursos online de línguas é ministrado por plataformas em Cloud Computing (Computação em Nuvem).
As tecnologias de EAD e Cloud Computing derrubaram as barreiras de tempo e de localização geográfica. Com a Internet nas mãos, não existe mais fronteiras para quem quer aprender um novo idioma, conhecer outras culturas e ampliar os horizontes tanto para progredir na carreira ou por puro hobby.
Os cursos online de línguas têm a vantagem de ser flexível e permitir ao estudante fazer aulas de acordo com sua disponibilidade. Como os conteúdos ficam armazenados em Nuvem, o aluno pode acessar os programas de aulas no horário mais conveniente, até de madrugada.
Atualmente, as opções de cursos online de línguas vão desde o inglês, passando pelo espanhol, francês, alemão e até mandarim ou holandês. Todos são estruturados em plataformas digitais em Nuvem. De quebra, alguns são ministrados por professores nativos.
Nuvem dissemina cursos online de línguas
As facilidades da contratação de IaaS (Infraestrutura como Serviço), SaaS (Software como Serviço e PaaS (Plataforma como Serviço) abriram campo para a popularização dos cursos de línguas no formato de EaD.
Existe uma infinidade de opções no mercado, oferecidas por escolas especializadas de idiomas, professores particulares e pelas Open Universities (Universidades Abertas). Alguns até são ministrados gratuitamente, tornando esse tipo de estudo acessível a qualquer pessoa que tenha smartphone ou computador com conexão Internet.
Universidades Abertas de diversos países como dos Estados Unidos, Europa e Ásia incluíram em sua grade de EaD cursos online de línguas em Cloud Computing.
Essas instituições funcionam integradas as universidades tradicionais que utilizam plataformas de MOOCs (Massive Open Online Courses) para disseminar aulas no mundo inteiro.
Os MOOCs são plataformas de cursos online livres e de curta duração oferecidos de forma massiva e sem custo pelas Opens Universities. Tratando-se de ensino de idiomas por EaD, encontramos na Web cursos de universidades conceituadas que utilizam serviços em Nuvem para ministrar aulas de línguas e alcançar alunos de qualquer lugar.
Entre estas instituições, estão as universidade de Cambridge (Inglaterra com ensino de inglês), Gronigen (da Holanda com ensino de holandês) Oslo (Noruega com ensino de norueguês) e Università per Stranieri di Siena (da Itália com ensino de italiano). Todas oferecem cursos online básicos de idiomas, cobrando apenas pela emissão do certificado de conclusão aos que desejarem a comprovação.
Língua afiada com plataformas colaborativas
Para muitos professores particulares e escolas especializadas de idiomas, os cursos online se tornaram um negócio que traz receita. Com soluções em Cloud Computing, investidores do ramo criaram cursos virtuais de línguas com aulas a preços mais acessíveis que os tradicionais.
Por meio de aplicativos armazenados em Nuvem, esses serviços podem disseminar conteúdos (texto, imagem, vídeo, software etc.). Muitos usam plataformas interativas, que conectam professores em tempo real e alunos distribuídos por diversos países.
Algumas das plataformas digitais funcionam como uma espécie de rede social, que traz o perfil dos alunos com seu histórico e seguidores. Os estudantes podem interagir entre si no idioma estudado e ter seus textos corrigidos por professores. Aplicativos aplicam testes e acompanham o aprendizado dos cadastrados.
Há curso online de idiomas que contam com recursos para gravação de voz e teste de pronúncia. Uma alternativa interessante são os serviços de intercâmbio linguístico para conversas com nativos em tempo real.
Outros cursos têm a proposta de aumentar o contato dos brasileiros com inglês, como é o caso dos serviços que estão surgindo pelo celular, aproveitando que esse dispositivo está com as pessoas praticamente o tempo todo.
Operadoras de celular estão explorando serviços de idiomas mediante a cobrança para auxiliar os assinantes com informações sobre gramática, pronúncia e tradução de línguas. Os aplicativos ficam armazenados em Nuvem e disponível para acesso pelo aluno a qualquer hora. Os usuários podem estudar em casa ou até no ônibus durante o trajeto para o trabalho pelo smartphone.
Gostou do artigo? Comente!