CRM em Nuvem reduz custo de atendimento ao cliente

Soluções de CRM em Nuvem permitem às empresas oferecer melhor serviços aos clientes com menos gastos. Veja aqui ganhos com esse modelo

Em plena Era do Cliente, os consumidores conectados desejam experiências inesquecíveis e não pensam duas vezes antes de mudar de fornecedor quando estão insatisfeitos com um produto ou serviço. Usar tecnologias de Customer Relationship Management (CRM) (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda a manter fãs de sua marca fiéis. Com Cloud Computing (Computação em Nuvem) ficou mais fácil adquirir essa ferramenta, oferecida na modalidade de Software como Serviço (SaaS). O sistema permite aprimorar o atendimento aos compradores com menos custos.

O CRM é um conjunto de aplicações para apoiar estratégias de negócios no atendimento ao cliente. A tecnologia não é privilégio apenas das grandes corporações. As pequenas e médias empresas podem usar a solução para praticar a arte de encantar o consumidor. As soluções em Nuvem tornaram a adoção dessa tecnologia mais acessível aos pequenos empreendedores.

O que é CRM

As soluções de CRM gerenciam e analisam as interações com os clientes e integram informações para que as companhias consigam antecipar suas necessidades e desejos. A proposta da tecnologia é otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas com campanhas mais assertivas.

Os aplicativos de CRM armazenam informações de clientes atuais e potenciais como nome, endereço, número de telefone e pontos de contato com a empresa. Esses dados são coletados por meio de visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails e outras interações importantes para atrair e fidelizar clientes.

As soluções de CRM também integram equipes por diferentes dispositivos, monitoram oportunidades de vendas e dão recomendações para os times de negócios, entre outras funcionalidades.

Mercado de CRM

A tecnologia de CRM se tornou mais imprescindível com a Era do Cliente, que é o momento atual em que os consumidores estão conectados a maior parte do tempo pelo smartphone. Com a Internet nas mãos, eles estão mais exigentes e têm maior poder de decisão nas escolhas de suas marcas.

O consumidor conectado também consegue influenciar outros compradores em redes sociais e em sites de vendas online, dando opiniões sobre produtos e serviços. A mudança de comportamento do consumidor obriga as empresas a repensar estratégias.

É preciso mais que oferecer produtos e serviços de qualidade. Hoje, inovação, experiência inesquecível e conhecimento dos hábitos de consumo do cliente têm que fazer parte do processo de vendas.

Esse fator mobiliza equipes de vendas e marketing para conhecer melhor o perfil de seus clientes, oferecer produtos e serviços que atendam suas necessidades, além de uso intenso de ferramentas para engajamento online.

Uma demonstração do aumento da preocupação das empresas em aprimorar o atendimento ao cliente é o crescimento das vendas globais das soluções de CRM, que movimentaram US$ 26,3 bilhões em 2015, com expansão de 12,3% em comparação com o ano anterior, segundo pesquisa do Gartner.

O estudo do Gartner destaca o aumento da procura pelas ferramentas de gestão de relacionamento com cliente em Cloud Computing. A receita de CRM por SaaS saltou 27% em 2015, enquanto a venda de licenças on-premises, que são as que rodam em servidor local da empresa, está em declínio.

Seis ganhos com CRM em Nuvem

As soluções de CRM em Nuvem no modelo SaaS atendem principalmente as pequenas empresas que não têm muitos recursos para investir em Tecnologia da Informação (TI) nem equipes de especialistas.

Economia

Ao optar pelo uso de CRM em SaaS sua empresa não terá que investir na compra de licenças nem em servidores para rodar essas aplicações. O pagamento será apenas pelo consumo e com valor fixo por mês.

Força de venda mais produtiva

Os vendedores de campo passam a acessar as ferramentas de CRM pelos dispositivos móveis onde quer que estejam. Durante uma visita ao cliente, eles consultam em tempo real estoque e pedidos anteriores, podendo tomar decisões com mais rapidez, sem esperar voltar para o escritório ou para casa. Além disso, quando ele emite um pedido, as informações ficam armazenadas em Nuvem e disponíveis para as áreas de negócios e marketing, com atualização online. Há mais colaboração entre as equipes internas e externas.

Atualização automática

O CRM em SaaS tem atualização automática pelo fornecedor, sem que a empresa tenha que se preocupar com upgrades.

Vendas mais qualificadas

O CRM em Nuvem filtra dados em tempo real para que sua empresa encontre prospects (potenciais clientes) com mais velocidade. Com os dados nas mãos, as equipes de vendas podem se dedicar a leads (oportunidades) com maior chance se de tornar negócios.

Melhor atendimento ao cliente com menos custos

Com uso de CRM em Nuvem, as empresas têm oportunidade para melhorar o atendimento aos consumidores com menos custos. Todos os canais podem ser integrados com informações para aprimorar o atendimento. As soluções em Cloud também fornecem mais instrumentos para preparar as empresas para a prática do conceito omnichannel, que integra lojas físicas e virtuais para possibilitar ao cliente interagir com a marca pelo canal que quiser e por diversos dispositivos, oferecendo melhor experiência ao consumidor.

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2 comentários

  1. Pamela Responder

    Bom Dia, este artigou contribui muito para meu TCC. Preciso referencia-lo mas nao encontro o nome do autor. Por genteliza voces poderiam me enviar tal informacao? pamela_business@hotmail.com

    1. Cloud 21 Responder

      Oi Pamela,

      Obrigada pela sua mensagem. Como nossos textos não são assinados, você pode mencionar que foi publicado pelo portal Cloud 21.

      Obrigada
      Abçs