Cloud Pública deve crescer cerca de 20% em 2017

Com sua estratégia de baixo custo, Cloud Pública é a modalidade de Nuvem que mais avança no mercado em 2017

A Cloud Pública é o serviço de Cloud Computing (Computação em Nuvem) mais procurado pelas organizações, contribuindo para o crescimento acelerado dessa modalidade. Projeções de mercado preveem que os negócios globais com esse tipo de Nuvem devem alcançar taxas de aumento de aproximadamente 20% em 2017. Esse índice de expansão poderá permanecer até 2020.

Os serviços de Nuvem são ofertados por três tipos de rede: Cloud Privada, Híbrida e Pública. Esta última é a que entrega aplicações de Tecnologia da Informação (TI) por ambiente compartilhado dos grandes provedores. Por isso, é a opção que oferece preços mais atrativos e as soluções são massificadas, o que justifica seu avanço rápido no mercado.

Expansão da Cloud Pública

Estudo da IDC “Worldwide Semiannual Public Cloud Services Spending Guide” prevê que os gastos mundiais com TI pela Cloud Pública totalizarão U$ 203,4 bilhões em 2020, com taxa anual de crescimento de 21,5% na comparação com o montante registrado em 2015. O índice é quase sete vezes mais do que o estimado para o crescimento global das despesas de TI.

Já o Gartner estima que as despesas globais com os serviços de Nuvem Pública somem U$ 246,8 bilhões em 2017, com alta de 18% sobre os US$ 209,2 bilhões reportados em 2016.

Sid Nag, diretor de pesquisa do Gartner, observa que o mercado mundial de Cloud Pública está entrando em um período de estabilização, com curva crescente até 2020. A expansão do serviço, segundo o analista, é porque muitas organizações ainda estão analisando onde a Nuvem realmente se encaixa em sua estratégia de TI. Enquanto, não decidem, buscam soluções que exigem menos investimentos.

O maior apelo da Cloud Pública é justamente o custo. Por ser oferecida em ambiente compartilhado, seus preços são mais acessíveis.

Serviços mais procurados pela Nuvem Pública

O serviço que levará a fatia maior da pizza da Cloud Pública é IaaS (Infraestrutura como Serviço). Pelas previsões do Gartner, os gastos das empresas com essa solução vão crescer 36,8% e somar US$ 34,6 bilhões em 2017.

Já a IDC, aponta que as despesas mundiais com IaaS em Nuvem Pública atingirão US $ 122,5 bilhões em 2017, um aumento de 24,4% em relação a 2016.

O serviço de IaaS oferece servidores, sistemas de redes, máquinas virtuais e outros recursos de hardware em Nuvem. Esse ambiente pode ser utilizado para armazenamento de dados, processamento de aplicações de negócios, testes, entre outros recursos, com acesso remoto.

Todos esses equipamentos funcionam instalados no Data Center do provedor de Cloud Computing. A grande vantagem de IaaS é que as empresas podem migrar seu parque de servidores para a Nuvem sem precisar manter essa infraestrutura funcionando dentro de casa.
Ter essas máquinas operando internamente exige muitos investimentos em espaço físico adequado, além de profissionais capacitados para operá-los com segurança e alta disponibilidade.
Com essas vantagens da Nuvem, a IDC prevê que IaaS e Plataforma como Serviço (PaaS) em Cloud Pública registrem nos próximo cinco anos taxas maiores de crescimento do que SaaS (Software como Serviço) com aumentos de 30,1% e 32,2%, respectivamente.

Porém, SaaS continuará como o serviço dominante, capturando quase dois terços de todos os gastos mundiais com Nuvem Pública em 2017. Em 2020, SaaS representará 60% do leque de ofertas entregue por essa modalidade.

Veja a seguir infográfico da IDC sobre as indústrias que estão apostando mais em serviços de Nuvem Público no mercado mundial.

crescimento do mercado de cloud computing

 


Comente o que achou