É essencial na hora de contratar serviços em Nuvem observar se o Data Center (Centro de Dados) escolhido para processar as aplicações de sua empresa está em conformidade com as boas práticas de mercado e preparado para dar respostas rápidas em caso de incidentes. Uma das formas de avaliar esse quesito é verificar se o provedor possui certificações internacionais e se está enquadrado na classificação de Tier, padrão mundial criado pelo Uptime Institute, que estabelece níveis de operação da infraestrutura e garante a continuidade dos negócios dos clientes em situação de crise.
Na tradução para o português a palavra Tier significa camada e o modelo foi criado pelo Uptime Institute para mensurar os índices de desempenho de acordo com o nível de operação do Data Center. Essa classificação passou a ser adotada no mercado em meados da década de 90 e logo ganhou reconhecimento para evitar falhas na infraestrutura gere impacto aos negócios dos clientes.
O sistema de Tier é dividido em quatro níveis (I, II, III e IV) que focam a topologia e performance do ambiente de Data Center, avaliando se o local oferece disponibilidade de processamento de acordo com a necessidade das empresas. A classificação compara as instalações do prestador de serviços com base no desempenho ou tempo de funcionamento esperado pelo site.
Segundo o Instituto, o sistema de Tiers permite também que as empresas alinhem o investimento em infraestrutura de Data Center às metas das estratégias de crescimento e de tecnologia. Cada um dos quatro níveis se alinha a uma função específica no mundo de negócios e estabelece os critérios apropriados para fornecimento der energia, resfriamento do local, manutenção e capacidade de suportar uma falha.
A classificação Tier é progressiva e incorpora as exigências de todas as camadas mais baixas. As empresas escolhem os provedores de serviços pelo nível que mais atende às necessidades de seus negócios. As que selecionam um Tier I e II normalmente não dependem da entrega de produtos e serviços em tempo real.
Já os negócios que precisam ficar no ar 24 horas, sete dias por semana, como é caso do Internet Banking dos bancos, sites de vendas online ou outros serviços de missão crítica precisam que sua rede e aplicações estejam disponíveis o tempo todo. Normalmente, essas companhias vão optar por provedores Tier III ou IV. Esses serviços são geralmente utilizados por organizações que conhecem os custos de uma ruptura e o impacto sobre a receita com queda de sistemas. Imagine os prejuízos para uma instituição financeira quando seus sistemas ficam fora do ar.
Entenda os níveis de Tier
Veja a seguir os critérios de classificação de cada nível:
– I – É o nível mais simples. Atesta que o Data Center opera com ambiente de servidores que segue os critérios básicos, sem componentes redundantes. A infraestrutura oferece disponibilidade para processamento das aplicações de 99,671%, com tempos de parada ao ano de até 28,8 horas.
– II – Além de atender todos os requisitos da classificação I, atesta que o Data Center possui infraestrutura parcialmente redundante. A disponibilidade é de 99,749%, o que permite que os sistemas fiquem fora do ar até 22 horas durante o ano.
– III – Segue exigências dos níveis I e II e a infraestrutura é totalmente redundante, garantindo disponibilidade de 99,982%, com paradas permitidas de apenas 1,6 horas ao ano.
– IV – Cumpre as determinações dos níveis I, II e III, além de operar com todos os equipamentos totalmente duplicados e infraestrutura tolerante a falhas. As instalações de armazenamento e distribuição de energia também funcionam com redundância. A exigência de disponibilidade de processamento nessa classificação é de 99,995%, sendo que o tempo de parada dos sistemas é de apenas 0,4 horas (ou 26 minutos) durante o ano.
Levantamento do Uptime Institute revela que há 29 Data Centers no Brasil enquadrados na classificação Tier. Alguns prestadores de serviços informam que atendem aos requisitos desse padrão, mas é sempre preciso checar a veracidade da informação, pois as instalações nem sempre são auditadas pelo órgão internacional.
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