Como escolher o melhor cloud para seu orçamento?

Confira as dicas e saiba como avaliar o melhor serviço de Cloud Computing para atender as demandas dos negócios da sua empresa

Cada vez mais as empresas têm que se preocupar com o armazenamento de seus dados, considerados o cérebro de sua estrutura. Para isso, escolher o melhor cloud dentro do orçamento de sua empresa é fundamental, considerando também a segurança e a confiabilidade do serviço.

Com empresas nacionais e internacionais especializadas em Cloud para empresas de todos os tamanhos, é extremamente importante avaliar alguns pontos como estabilidade, elasticidade, flexibilidade e qualidade dos serviços oferecidos. Prontos para conhecer nossas dicas?

Fuja de mais tributação

Serviços de hospedagem internacionais nem sempre oferecem suporte local, além de possuírem uma carga tributária maior do que os serviços nacionais.

Isso ocorre porque, no entendimento da Receita Federal, a contratação de um Data Center internacional é tributada conforme as leis de importação de serviços. Por conta disso, incidem os seguintes impostos: IRRF, o CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), PIS-Cofins de importação, além do ISS (Imposto Sobre Serviços). Vale lembrar também do IOF (quando a compra é feita com cartão de crédito) e, é claro, das variações da taxa de câmbio.

Estude suas necessidades

Procure planejar o que sua empresa precisa antes mesmo de escolher o melhor ambiente cloud. Assim, é imprescindível considerar primeiramente o espaço que seus dados necessitam, sejam eles sistemas, documentos, arquivos, equipamentos e até suporte. É importante atentar-se também para os termos do SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) antes de assiná-lo.

Quanto aos itens que você deve olhar com mais cuidado, estão: disponibilidade, tempo de resposta e limitação do tráfego. Estes são importantes para garantir a estabilidade do seu ambiente. Uma dica para economizar é contratar serviços que cobrem por hora e capacidade de armazenamento. Serviços sob demanda são os mais indicados para quem precisa controlar o orçamento.

Elasticidade

Estude a possibilidade de ter uma infraestrutura que seja escalável. Ou seja: se sua empresa precisar de mais armazenamento, suporte e até mesmo equipamentos de hardware, esta contratação será simples. Basta acionar a empresa e informar a nova capacidade desejada.

Tecnologia de ponta

Não somente de espaço para armazenamento e segurança vive um bom cloud server. O serviço deve oferecer, além de alta capacidade, redundância (que mantém o sistema funcionando mesmo em caso de panes ou sobrecargas) e segurança da operação para que perdas financeiras e de dados sejam evitadas.

Suporte dedicado

Ao definir a sua solução cloud, lembre-se de solicitar suporte dedicado que atenda no esquema 24X7 (24 horas por dia, sete dias por semana). Assim, sua operação não ficará comprometida em caso de imprevistos.

Autonomia para o melhor cloud

Saiba que é primordial contratar um serviço de Cloud que garanta elasticidade e flexibilidade, dando autonomia para administrar e configurar suas operações. Essa é a melhor forma de controlar o seu orçamento e otimizar os seus investimentos em TI.

Gostou deste artigo? Comente!


Comente o que achou