Como escolher a melhor Cloud para criar apps móveis

Plataformas em Nuvem fornecem ambiente robusto para armazenar aplicativos que precisam estar sempre disponíveis e ser compartilhados por muitos usuários

Os apps (Aplicativos) móveis já fazem parte do dia a dia de muitas companhias como ferramenta de apoio às estratégias de negócios e também da vida dos consumidores finais. O desenvolvimento dessas soluções tende a crescer mais ainda com a expansão da Internet das Coisas (IoT). Pela sua capacidade de processamento em larga escala e em tempo real, o SaaS (Serviço de Software como Serviço) em Cloud Computing (Computação em Nuvem) é atualmente a melhor forma de distribuição e comercialização de apps.

A mobilidade abriu um grande mercado para apps e é comum que estejam presentes em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis que possam usufruir de suas mil e uma utilidades. Eles conectam negócios, pessoas e clientes. Esses aplicativos oferecem inúmeros serviços e processam grande quantidade de informações, formando o chamado Big Data (compilação de extenso volume de dados por meio de tecnologias avançadas), que começa a ser analisado de forma inteligente em algumas companhias para apoiar na tomada de decisão.

Hoje os apps móveis exercem papel importante tanto nas corporações como na vida dos usuários de dispositivos sem fio. Por isso, é uma das tecnologias essenciais nas estratégias das companhias para transformação digital de negócios. É por meio dessas ferramentas que muitas corporações praticam a inovação para alcançar novos mercados, oferecer serviços personalizados, atender clientes mais rapidamente, ganhar produtividade com suas equipes internas e reduzir custos com automação de processos.

As companhias podem usar os apps para melhorar a experiência do cliente, oferecendo atendimento de acordo com seu perfil, além de vantagens caso façam download dos aplicativos em seus smartphones. Por meio dessas ferramentas, uma loja pode perceber quando um consumidor está passando pelas imediações do estabelecimento físico e tentar atraí-lo para uma oferta ou fornecer algum desconto a ele.

Ganhos da distribuição de Apps por SaaS

Por meio de SaaS, que geralmente oferece serviços pela Cloud Pública, empresas de todos tamanhos têm ganhos consideráveis na distribuição e comercialização de seus aplicativos. Além de se beneficiar com a redução do custo da Cloud, esse modelo SaaS possibilita hospedar os apps e entregá-los pela Internet no momento em que o usuário quiser fazer o download.

O ambiente em Nuvem dá a possibilidade ao consumidor de testar alguns tipos de software por períodos gratuitos, o que aumenta a possibilidade de atrair mais clientela. Além disso, os clientes podem participar de fóruns e apontar melhorias dos apps de forma mais interativa.

As organizações podem utilizar SaaS para entregar apps para seus funcionários pela Nuvem. Assim as equipes podem trabalhar onde quer que estejam e até de forma colaborativa em um mesmo projeto com acesso a Cloud.

Outra facilidade de SaaS é a rapidez nas atualizações automáticas dos apps. Cada vez que surgir uma inovação nos navegadores, sistemas operacionais e outras novidades, o app é facilmente atualizado no smartphone, permitindo que os clientes tenham sempre a versão mais moderna do aplicativo.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou