A capacidade de colaborar e se comunicar com suas equipes se tornou um fator essencial para as organizações fazerem a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. E, colocar essa estratégia em ação ficou mais fácil com a multiplicação das ferramentas de colaboração em Cloud Computing (Computação em Nuvem), que podem ser acessadas por funcionários que atuam em escritórios das empresas ou remotamente.
A colaboração é um esforço conjunto de vários indivíduos ou grupos de trabalho para realizar uma tarefa ou projeto. Dentro de uma organização, a colaboração envolve a capacidade de dois ou mais funcionários para compartilhar informações, documentos, vídeos, fotos ou outros conteúdos em rede.
Essa comunicação ocorre por meio de plataformas colaborativas acessadas em Nuvem. Alguns exemplos são os sistemas de videoconferência, as redes sociais corporativas, aplicativos de mensagem instantânea, gerenciadores de tarefas e os pacotes de produtividade para escritório, entre outras ferramentas.
Entre as opções fornecidas em Nuvem estão aplicações para escritório virtual como o Office 365 da Microsoft empresarial (com aplicativos de e-mail, processador de texto Word, planilha Excel e o software para apresentações PowerPoint, além de outros recursos). O serviço inclui também a ferramenta de webconferência Skype for Business.
Negócios com colaboração
As ferramentas de colaboração, por serem uma tecnologia de baixo custo, se encarregam de integrar equipes com mais dinamismo e ganhos de produtividade.
Um estudo da Mckinsey revelou que as companhias com maior capacidade de gestão colaborativa alcançam desempenho financeiro maior que as que não adotam essa estratégia. De acordo com o relatório, 80% dos altos executivos reconhecem a importância da colaboração para aumento de competitividade dos negócios.
As pesquisas apontam ainda que as empresas que abraçam a colaboração conseguem reter mais os talentos, principalmente a geração Y. Como não gostam muito de falar ao telefone, eles se dão melhor com a comunicação online.
Os jovens talentos, que, segundo estudo da consultoria PwC e da Fundação Getúlio Vagas (FGV), representam atualmente 40% da força de trabalho. Por estarem mais propensos ao trabalho colaborativo, eles estão forçando as companhias a rever suas políticas.
Projetos com mais produtividade
Uma das vantagens das ferramentas de colaboração em Cloud Computing é a possibilidade de trabalho remoto e colaborativo, incluindo equipes que trabalharem em diversas localidades. Os participantes podem estar até em outro país e se juntar ao grupo por smartphone ou qualquer outro dispositivo de acesso.
Os funcionários podem utilizar plataformas colaborativas para compartilharem ou editarem documentos em tempo real como um texto, planilha ou apresentação. As atualizações são online, já que as informações ficam armazenados em Nuvem.
Com essa vantagem, as ferramentas colaborativas aumentam a produtividade dos projetos e abrem mais espaço para inovação.
Antes da disseminação dessas tecnologias, o trabalho colaborativo nas companhias se resumia à troca de e-mail com documentos anexos. As mensagens iam e voltavam várias vezes, gerando inúmeras versões. E claro, que esse processo não acontecia em tempo real, atualmente com as equipes conectadas pela Cloud Computing.
As plataformas de colaboração são ainda uma grande aliada dos programas de trabalho remoto, uma tendência global e já praticado por muitas companhias brasileiras. Com ajuda da Nuvem e da mobilidade, os funcionários podem se comunicar com seus pares e desenvolver suas atividades a distância com a mesma produtividade que teriam se estivessem no escritório físico da empresa.
Gostou do artigo? Comente!