Quanto custa uma hora parada ou mais tempo da linha de produção de uma empresa para manutenção de máquinas que não estavam programadas? O valor do prejuízo é alto. Esse problema já pode ser previsto e solucionado com antecedência por meio de tecnologias fornecidas em Cloud Computing (Computação em Nuvem) para indústrias de manufaturas. São aplicações que monitoram em tempo real operações de chão de fábrica.
Esse é apenas um dos benefícios para as indústrias de manufatura com aquisição de Tecnologia da Informação (TI) em Nuvem. O setor é atualmente um dos mais pressionados por modernização para ganhos de competitividade. A demanda vem do consumidor conectado que quer produtos personalizados e mais baratos.
Com o novo comportamento do consumidor, empresas não poderão mais repassar o custo de sua ineficiência para a venda do produto final. A solução apontada pelo mercado para que as indústrias de manufatura revertam a situação é a digitalização das plantas para fabricação personalizada com gastos da produção em massa.
Alcançar esse objetivo não é algo simples, ainda mais no Brasil onde o parque industrial é antigo e está defasado em relação aos outros países. Um dos parâmetros é a densidade de robôs nas fábricas locais para automação de tarefas complexas, segundo dados da International of Federation of Robotics (IRF).
Para se ter ideia, no Japão, para cada fábrica com 10 mil trabalhadores há 320 mil robôs em operação. A mesma proporção na Alemanha é 280 máquinas desse tipo, nos Estados Unidos 150 e no Brasil 9 robôs. A indústria automotiva, é uma das mais automatizadas do País e a que mais investe nessa tecnologia.
TI em Cloud Computing para indústrias de manufatura
A pressão por produtos customizados a preços baixos, colocou o tema da transformação digital na pauta das indústrias de manufatura não apenas no Brasil. O debate é global e vem ganhando força com o conceito da Indústria 4.0, a quarta revolução industrial, após a descoberta da máquina a vapor, da eletricidade e da automação da produção com entrada de robôs nas linhas de montagem.
O movimento da Indústria 4.0 prega que as fábricas se tornem inteligentes com pouca intervenção humana. A ideia é que as plantas de manufatura sejam operadas quase que 100% por máquinas com sensores conectadas pela Internet das coisas (IoT). Nesse caso, a mão de obra física será remanejada para áreas mais estratégicas para os negócios, deixando atividades complexas e repetitivas para os robôs que podem trabalhar 24 horas continuamente.
Na Indústria 4.0, boa parte das máquinas das indústrias de manufatura vão funcionar com sensores de IoT com aplicações Cloud Computing integrando toda a cadeia de produção. Os ganhos com a digitalização são maior visibilidade do processo produtivo, otimização de recursos, redução de custos e maior eficiência operacional, entre outros.
As fábricas podem ganhar mais agilidade na redução dos custos com manutenção dos equipamentos do chão de fábrica. Aplicações de IoT em máquinas alertam sobre problemas antes que aconteçam. Combinadas com ferramentas de Big Data (que tratam informações com inteligência), armazenadas em Nuvem, essas tecnologias sinalizam quando um equipamento pode quebrar. Indicadores mostram o momento para troca de óleo, substituição de peças e revisão dos equipamentos antes que falhem e pare as linhas de produção, gerando perdas para os negócios.
As indústrias de manufatura podem contratar diversas soluções de TI em Cloud Computing para digitalizar suas fábricas. Entre as opções estão os sistemas de Manufacturing Execution Systems (MES), que controlam o chão de fábrica, conectados aos pacotes de gestão empresarial (ERP).
Outra ferramenta são os aplicativos de Product Lifecycle Management (PLM), que gerenciam o ciclo de vida do produto desde a sua concepção, passando pelo desenvolvimento e manufatura, até a sua chegada ao mercado.
As soluções contemplam também aplicações de fábrica digital, ambiente virtual para prototipagem e testes de produtos com simulações reais nos mesmos moldes das plantas físicas. Além de reduzir custos de desenvolvimento, os serviços em Nuvem encurtam o tempo de lançamento no mercado.
Ainda é possível contratar em Cloud Computing serviços de robôs inteligentes para automação de atividades nas indústrias de manufatura, diminuindo as barreiras de aquisição das modernas tecnologias para revitalização das plantas.
Vantagem das ofertas em Nuvem
A contratação de TI em Cloud Computing é uma aliada das indústrias de manufatura para enfrentar as pressões do mercado por competitividade. Pelo sistema, as fábricas podem contratar soluções para automação e digitalização de processos fabris sem precisar desembolsar grandes investimentos.
Na modalidade de TI como serviço, o pagamento é por uso. A vantagem é que as indústrias podem modernizar suas fábricas com projetos pequenos e crescer conforme os resultados alcançados.
Com essa facilidade, num futuro não muito distante, os chefes das fábricas passarão a ter o controle das plantas pelos smartphones de onde quer que estejam. As decisões serão tomadas com mais rapidez, aumentando a competitividade da indústria.
Gostou do artigo? Comente!