Apesar de ainda ser uma novidade para muitas empresas, a Cloud Computing (Computação em Nuvem) conquistou espaço no mercado e se prepara para alcançar uma nova geração de serviços, assim como aconteceu com a Web, a telefonia móvel e outras ondas tecnológicas. Vem aí a Cloud 2.0, que se destaca da primeira por combinar as vantagens da modalidade Pública e Privada em ambiente único chamado Cloud Híbrida, apontado como a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) do futuro. Esse post aborda essa tendência e seus benefícios para as organizações.
O modelo de Cloud Computing permite às empresas contratar serviços de TI de forma rápida e com redução de custos em comparação com o sistema tradicional. Esse sistema começou a ser praticado com mais força há pouco mais de uma década. De lá para cá, a Cloud vem escalando o mercado com lições valiosas para provedores de serviços, fornecedores e clientes.
A Nuvem é a base de muitos negócios. Tanto é que muitas startups ou empresas recém-criadas nascem em Cloud Computing. Isso mostra que as companhias já têm uma compreensão melhor sobre os benefícios desse formato e começam a procurar tipos diferentes de Nuvem para atender com mais velocidade as pressões do mundo digital. Basta ver o crescimento exponencial da mobilidade, avanço da Internet das Coisas (IoT) e outras tecnologias que estão mudando a dinâmica dos negócios, obrigando as organizações a se apoiar na Cloud para sobreviver a essa revolução.
Diante desse cenário, nasceu a Cloud Híbrida, com a proposta de aproveitar o que há de melhor da Cloud Privada e Pública e criar um ambiente de computação unificado, automatizado e com gestão aprimorada. Os principais ganhos com a integração dos dois mundos é que as empresas vão poder usar TI como serviço com mais inteligência, acessando soluções com mais velocidade, segurança e redução de custos.
Nuvem Pública e Privada
A Cloud Pública é a modalidade oferecida por um provedor de serviços em ambiente compartilhado com outros usuários com acesso pela web. Já Nuvem Privada, funciona em ambiente do próprio cliente, que necessariamente não precisa ser on-premise, ou seja, estar dentro da empresa. Nesse caso, a infraestrutura pode operar em Data Center de terceiros, totalmente gerenciada e cercada de todos os recursos de segurança.
A principal diferença entre ambas é o nível de segurança, a escalabilidade e o modelo de custos. A Cloud Pública, por ser compartilhada, opera em larga escala e oferece preços mais acessíveis, tendo se tornado atraente, principalmente para as pequenas e médias empresas, que não têm muitos recursos para investir em TI.
Em geral, as companhias buscam esse tipo de ambiente para armazenar dados menos sensíveis aos negócios e facilitar o acesso de aplicações como as de escritório, colaboração (como e-mails e videoconferência) CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente), entre outras.
A Nuvem Privada, que oferece mais proteção e exige investimento maior, se apresenta como mais adequada para armazenamento de dados estratégicas e aplicações de missão crítica ou sujeitas à legislação de governo e órgãos regulatórios. Para esses casos, as empresas sentem-se mais confortáveis por acreditar que terão maior controle da infraestrutura.
Vantagens da Cloud Híbrida
O objetivo da Cloud Híbrida é integrar a Nuvem Privada e Pública em ambiente único, que permite a interoperabilidade entre os recursos de TI. Com esse tripé, a empresa pode, por exemplo, mover dados sensíveis da rede Privada para Pública e vice-versa de forma automática com segurança, que é grande apelo da Cloud Híbrida.
Uma das vantagens da Cloud Híbrida é a ampliação dos recursos dos recursos de TI para de transferir informações de um ambiente para outro com segurança e qualidade dos níveis de serviço. Essa possibilidade, segundo os especialistas, faz com que as entregas de soluções para as áreas de negócios sejam realizadas com mais flexibilidade, rapidez a redução de custos.
Entretanto, analistas de mercado destacam que o grande desafio da Cloud Híbrida ou a Cloud 2.0 é a conectividade e a gestão dos ambientes. Porém, espera-se que essas questões sejam resolvidas como aconteceu com a geração 1.0 que enfrentou diversos obstáculos que foram sanados ao longo de sua evolução.
Gostou dessa alternativa? Comente!