Cloud Computing é o pilar do trabalho remoto nas organizações

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A possibilidade de trabalho remoto já faz parte das políticas de Recursos Humanos de muitas empresas brasileiras. O benefício é concedido para tirar funcionários dos congestionamentos nos grandes centros urbanos, aumentar a produtividade, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, além de reduzir a quantidade de dióxido de carbono (CO2) dispendido pela companhia no meio ambiente. Mas essa estratégia só é possível graças à disseminação dos serviços em Cloud Computing (Computação em Nuvem) e dos dispositivos móveis.

A opção de trabalho remoto é uma tendência global. No Brasil, a iniciativa já tem respaldo legal. Em 2011, o governo federal sancionou a Lei 12.551 que regulamentou o teletrabalho, acabando com a distinção entre o trabalho executado na empresa, em casa ou à distância.

A pesquisa “O futuro do trabalho: Impactos e desafios para as organizações no Brasil“, realizada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e a consultoria PwC, com 113 companhias de diferentes setores, mostra como esse modelo está se desenvolvendo no País. Entre as entrevistadas, 64% disseram que gostariam de oferecer esquema de home office (trabalho em casa ou remoto) aos seus empregados, caso não haja impeditivo da legislação trabalhista.

Do lado dos empregados, a medida é bem-vinda. O trabalho remoto tem aprovação de mais de 90% dos funcionários entrevistados pelo estudo. Outro desejo apontado por eles é a jornada flexível, manifestada, principalmente pela geração Y, também chamada de Milênio, formada pela população nascida entre os anos 1980 e 2000. Esses jovens têm hábitos de trabalho diferentes na comparação com os veteranos babies boomers, nascidos entre 1943 e 1960.

Aplicações em Cloud Computing para trabalho remoto

As novas tecnologias estão apoiando as companhias nos projetos de teletrabalho. Com seu computador ou dispositivo móvel conectado à banda larga, o funcionário acessa pela Cloud Computing todas as aplicações do escritório onde quer que esteja.

Por meio das tecnologias de virtualização, a empresa consegue entregar ao empregado estações virtuais como se ele estivesse na sede física. A comunicação com os subordinados e outras equipes também não é problema. As redes sociais corporativas e as ferramentas de videoconferência colocam todos em contato pela Nuvem de forma colaborativa.

Como estão conectados, as empresas têm como medir a produtividade dos empregados, dependendo da função que desempenha e cargo. Existem ferramentas em Cloud Computing para gerenciar equipes online, administrar projetos e acompanhar o desempenho dos times remotos.

Benefícios do teletrabalho

A estratégia de teletrabalho se enquadra dentro das possibilidades do que pode ser feito a distância, como equipes comerciais, profissionais de Tecnologia da Informação (TI), Call Center e de suporte técnico. Cabe às empresas criar programa para o modelo de acordo com seu tipo de negócio. Os empregados precisam ser treinados e informados sobre os cuidados com a segurança de dados confidenciais acessados remotamente.

O home office reduz custos operacionais, aumenta a satisfação e a produtividade dos empregados que perdem muito tempo no deslocamento para o trabalho. O modelo beneficia, principalmente pessoas que estão em cidades que sofrem com congestionamentos de trânsito como São Paulo, onde qualquer anormalidade gera engarrafamentos.

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