Cloud Computing marca presença nas Olimpíadas Rio 2016

Maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas Rio 2016 usam Cloud Computing para se conectar com todos envolvidos e transmitir dados em tempo real.

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, acompanhando as Olimpíadas Rio 2016, o maior evento esportivo do planeta e que se destaca por ser o mais conectado de todos os tempos. O megaevento é um marco na história pela presença maciça de dispositivos móveis e serviços em Cloud Computing (Computação em Nuvem).

Mobilidade, Nuvem e outras tecnologias de ponta dão um show de bola nas arenas e em Data Centers para garantir o sucesso das Olimpíadas Rio 2016, que contam com a mais moderna estrutura tecnológica. Toda infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi construída pela Embratel, Claro e NET, empresas do grupo mexicano América Móvil, que são patrocinadoras exclusivas do megaevento.

Juntamente com outras empresas de Tecnologia da Informação (TI), as três empresas da América Móvil vêm trabalhando desde 2008 na construção da infraestrutura tecnológica para as Olimpíadas Rio 2016, que reúnem cerca de 10 mil atletas de 200 países, que disputam 42 modalidades. Até o dia 21 de agosto, serão realizadas 300 provas pela conquista de aproximadamente mil medalhas entre ouro, prata e bronze.

As competições acontecem em 32 arenas espalhadas pelo Rio de Janeiro e também em outros locais do País. As partidas de futebol estão acontecendo em cinco estádios: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.

O espetáculo de 19 dias será transmitido em tempo real para mais de cinco bilhões de espectadores ao redor do mundo. Estudos de mercado estimam que aproximadamente 3,5 bilhões de vídeos online serão visualizados pela Web durantes as competições das Olimpíadas Rio 2016.

Serão 130 milhões de horas de transmissão de vídeos online pelos dispositivos móveis, sendo grande parte dos conteúdos das Olimpíadas Rio 2016 processado Cloud Computing.

Infraestrutura de TIC para as Olimpíadas Rio 2016

As estrelas das Olimpíadas Rio 2016 são os atletas, mas na retaguarda o grande destaque são as tecnologias como as ferramentas móveis e os serviços de Cloud Computing. São sistemas que conectam arenas, atletas, equipes técnicas, torcedores e demais envolvidos com processamento de uma tonelada de dados em tempo real.

O número de dispositivos móveis conectados simultaneamente nas Olimpíadas Rio 2016 é superior ao utilizado nas competições de Londres, há quatro anos. A quantidade de aparelhos é também o dobro da usada no Super Bowl 50, o maior evento esportivo dos Estados Unidos, que registrou 26 mil dispositivos móveis.

Com toda essa sofisticação, a quantidade de dados das Olimpíadas Rio de 2016 deverá ser quatro vezes mais que o volume processado pelas competições em Londres.

Para suportar essa avalanche de informações, a Embratel montou uma infraestrutura com dois Data Centers próprios com alta disponibilidade e certificação internacional Tier III. As unidades operam ligadas por uma rede moderna com mais de 370 quilômetros de fibras ópticas, com redundância tripla para garantir alta disponibilidade durante os jogos olímpicos.

Um forte esquema de segurança foi instalado para proteger esta infraestrutura, que atenderá 25 mil jornalistas, 50 mil voluntários e mais de 10 mil atletas dos 200 países participantes das competições das Olimpíadas Rio 2016.

Impacto de Cloud Computing nas Olimpíadas Rio 2016

Os jogos olímpicos realizados no Brasil se destacam por promoverem a transformação digital das competições. Muitas das aplicações essenciais para realização das Olimpíadas Rio 2016 estão hospedadas em Cloud Computing.

Diversas aplicações para acompanhamento das cerca de 300 partidas são Software como Serviços (SaaS). Há também nas Olimpíadas Rio 2016 um grande consumo da Infraestrutura como Serviço (IaaS) de Cloud Pública e Privada para armazenamento em servidores virtuais.

Essa infraestrutura em Nuvem inclui ferramentas para proteção de dados, telecomunicações, energia e os sistemas de resultados. Um exemplo disso são os sistemas que transmitem os resultados das partidas para o mundo inteiro em menos de um segundo, para uso na televisão, na Internet e em múltiplos aparelhos.

Os smartphones e as mídias sociais também marcaram grande presença nas Olimpíadas Rio 2016, com uso de muitos aplicativos em Cloud Computing. Antes do início dos jogos, mais de 800 mil pessoas baixaram o software oficial das Olimpíadas Rio 2016, disponível em sete línguas: português, inglês, espanhol, francês, japonês, mandarim e coreano.

Segundo a Cisco, 85% dos telespectadores dos Jogos Olímpicos com acesso a Internet usarão um smartphone ou tablet em busca de mais imagens, dados, opiniões e bastidores.

Fora das arenas, sites, hotéis, aeroportos e e-commerce e outros serviços se apoiam em Cloud Computing para atender brasileiros e turistas estrangeiros que estão no País acompanhando as Olimpíadas Rio 2016.

Embora seja invisível para a maioria das pessoas, a Cloud Computing tem grande nas Olimpíadas Rio de 2016. Os serviços em Nuvem desempenham papel essencial para que as competições sejam um sucesso, entregando infraestrutura e informações na hora certa.

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2 comentários

  1. Eliton Justino Torres Responder

    Nosso Brasil também é grande em tecnologia da informação. Bom saber que o país tem tecnologia de ponta, coisa de primeiro mundo.

  2. itamar Responder

    E motivo de orgulho pela nossa Empresa e pelo Brasil saber que o objetivo foi alcançado com excelência.