Cloud Computing abre caminho para transformação digital

Cloud Computing acelera processos de inovação dos negócios para transformação digital

Diante da pressão do mercado por inovação, como diferencial competitivo, muitas empresas estão promovendo a transformação digital dos negócios. Esta é uma nova estratégia para digitalização de processos e criação de serviços e produtos para melhorar a experiência do consumidor, trazendo redução de custos e ganhos de eficiência operacional.

Alcançar todos esses objetivos exige investimento em novas tecnologias e pede uma TI (Tecnologia da Informação) mais ágil. Nesse cenário, a Cloud Computing (Computação em Nuvem) se apresenta como um componente importante para encurtar o caminho em direção à Era Digital.

O objetivo deste post é explicar os impulsionadores da transformação digital, impacto nas operações e tecnologias que as companhias precisam lançar mão para conectar os negócios por meio da Nuvem. Pela definição de analistas do mercado, a transformação digital é uma nova estratégia para a incorporação de tecnologias digitais de ponta que possam
mudar radicalmente a forma como a empresa opera, se apresenta no mercado e atende seus clientes.

Esse conceito vem ganhando voz pela necessidade de as companhias se reinventarem para sobreviverem no mundo conectado, onde tudo muda rapidamente. Startups (empresas recém-criadas), que já nascem em plataformas de Cloud Computing com modelos de negócios criativos, podem tirar marcas sólidas do mercado ou forçá-las a inovar.

Transformação digital na era do mundo conectado

O mundo está cada vez mais conectado. Pessoas, carros e outros objetos estão se interligando pela Internet das Coisas e diversos tipos de dispositivos móveis. É uma corrida tecnológica que faz com que os negócios também se tornem online com capacidade para oferecer produtos e serviços em tempo real.

O estudo “IDC Futurescape: Latin America IT Industry 2016 Predictions – Leading Digital Transformation to Scale“ realizado pela consultoria IDC revela que 26% das companhias latino-americanas estavam desenvolvendo em 2016 projetos para transformação digital, apoiados em tecnologias convergentes que sustentam a Terceira Plataforma, que envolvem Cloud Computing, mobilidade, social mídia, Internet das Coisas e Big Data (grandes volumes de dados).

A IDC estimou que essas empresas investiram cerca de US $ 4,5 bilhõe sem iniciativas para entrarem na Era Digital na América Latina em 2016. A pesquisa prevê que, em 2017, um em cada dez CEO (Chief Information Officer) das 3 mil grandes companhias da região terão a transformação digital como base de sua estratégia corporativa.

Força da mobilidade

O grande motor para a transformação digital das empresas é a mobilidade. É crescente o número de usuários de smartphones e tablets que ficam a maior parte do tempo online, buscando serviços, acessando lojas virtuais e se relacionando com suas marcas preferidas pela Internet.

Hoje, a Internet está nas mãos das pessoas, provocando mudanças em seus hábitos de vida, apresentando novas formas de trabalho e de se fazer negócios. Com dispositivos móveis e aplicações em Cloud Computing, funcionários podem realizar suas tarefas em qualquer lugar.

Fora das empresas, há um cliente mais consciente de suas escolhas e que passa quase todo o tempo online. Ele ganhou muito poder com as redes sociais. Expectativas não atendidas e insatisfação com algo pode ser motivo de reclamação pública nestas mídias sociais.

É uma mudança de comportamento que exige que as empresas se unam às novas tecnologias para melhorar a experiência ao cliente e surpreendê-los com serviços e produtos inovadores.

Cloud e a revolução tecnológica

A revolução tecnológica impulsionada pela mobilidade gera crescimento das redes sociais, Internet das Coisas, Big Data (grandes volumes de dados) e abre caminho para a expansão da Cloud Computing. O movimento exige que a TI dê respostas mais rápidas aos negócios, com entrega rápida de infraestrutura de tecnologia, ambiente para desenvolvimento de aplicativos e serviços, entre outras ferramentas.

A adesão aos serviços de Cloud Computing pode encurtar o caminho das companhias nos projetos de digitalização de processos e criação de serviços inovadores. Com a Nuvem, elas podem liberar aplicativos mais rapidamente, armazenar os grandes volumes de dados para análises inteligentes em tempo real.

A Cloud se apresenta como uma aliada também no fornecimento dos mecanismos de segurança que vão proteger dados sigilosos, com entrega de soluções de proteção no modelo de serviços.

Gostou das nossas dicas? Comente!


Comente o que achou