Apps em Cloud com gerenciamento de performance

Saiba como gerenciar a performance dos Apps corporativos em Cloud Computing

A mobilidade abriu um mundo de oportunidades para empresas se aproximarem do seu público-alvo com liberação de uma infinidade de Apps (Aplicativos) em Cloud Computing (Computação em Nuvem). É uma estratégia que pede inovações que ofereçam boa experiência ao usuário. O atendimento desse anseio criou espaço para o uso de Cloud Application Performance Management (CAPM) ou sistema de gerenciamento de performance de software.

Os sistemas de CAPM fazem parte de uma nova geração das plataformas de Application Performance Management (APM) criado para o gerenciamento de performance das aplicações em Cloud Computing. A arquitetura foi desenhada para oferecer uma visão de 360º do ambiente de TI em Nuvem.

A tecnologia faz monitoramento de ponta, a ponta do funcionamento de uma aplicação, acompanhando desde o acesso pelo usuário via Web, passando pelo processamento no servidor até a consulta no banco de dados. Seu objetivo é verificar se as soluções estão funcionando de acordo com os requisitos estabelecidos pelas áreas de negócios quando foram desenvolvidas.

Importância do gerenciamento de performance

Em um mundo conectado, com consumidores ligados à Internet quase que 24 horas pelos smartphones, as companhias estão sendo mais cobradas a criar serviços online com mais qualidade.

Para ajudar os usuários no seu dia a dia, os Apps entregues pelos dispositivos móveis precisam ir além das inovações tecnológicas. As ferramentas têm que oferecer experiências inesquecíveis, acesso 24 horas e carregar rapidamente.

Estudos de mercado revelam que o tempo esperado pelos usuários de smartphones para que um site de e-commerce carregue é de apenas 5 segundos. Cerca de 70% dos usuários móveis dizem que quando se deparam com páginas ou aplicativos que não carregam rapidamente, tentam somente duas vezes. Se não funcionar, buscam outros serviços.

O consumidor moderno, atualmente inserido na Era do Cliente, é menos tolerante com as falhas das empresas e esperam que os Apps e serviços online funcionem em tempo real. Isso quer dizer que se não tiverem bom desempenho, podem perder usuários.

A revolução tecnológica traz mais desafios para as companhias no atendimento do consumidor digital. É por essa razão que os sistemas de gerenciamento de performance se tornaram vitais para as organizações no monitoramento das aplicações que interagem com os clientes em ambientes de Cloud.
As soluções de CAPM fornecem aos administradores de TI a capacidade de identificar rapidamente quando a User Experience (UX) ou experiência do usuário não está sendo atendida por um App em Nuvem. Com base em métricas, os gestores podem tomar a decisão de tirar um serviço do ar e reativá-lo quando o problema com gerenciamento performance for resolvido.

Os sistemas de gerenciamento de performance possuem ferramentas para monitorar o tempo de resposta dos servidores de aplicações em Cloud Pública, Privada ou Híbrida. Um painel exibe dados que podem ser cruzados e correlacionados com outras informações, o que permite criar um manual com possíveis erros para guiar equipes de TI na tomada de decisão.

Algumas plataformas de ACPM incluem componentes preditivos para alertar os administradores de TI sobre eventuais problemas e também sugerem automação de funções.

Funções da arquitetura

Pela definição do Gartner, os sistemas de gerenciamento de desempenho em Nuvem são um ou mais componentes de software e hardware que facilitam o monitoramento das aplicações de negócios.

Segundo a visão da consultoria, os sistemas de ACPM devem oferecer capacidade para monitorar a experiência do usuário final, analisar o tempo de resposta e a operação dos aplicativos, entre outras funções para melhorar a performance de software.

A abordagem aprimora o uso dos recursos em Cloud Computing, simplificando a implementação de aplicativos com disponibilidade e qualidade de serviço.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou