Cinco vantagens de Cloud Computing para PMEs

Além de reduzir custo da aquisição de TI, Cloud Computing promove inclusão digital das PMEs e fortalece setor para competição no mercado

As micro e pequenas empresas (MPEs) geram muita riqueza para o Brasil e contribuem com 27% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo o Sebrae. Ao mesmo tempo, esses empreendimentos são carentes de recursos para informatizar seus negócios. Cloud Computing (Computação em Nuvem) acena com a possibilidade de mudar essa realidade, fornecendo hardware e software com custos mais acessíveis que a compra de Tecnologia da Informação (TI) pelo sistema tradicional.

Aproveitamos este post para mostrar a importância desses empreendimentos para a economia brasileira e cinco vantagens para as PMEs com adoção de serviços em Cloud Computing.

De acordo com o Sebrae, as MPEs correspondem a quase 99% das empresas brasileiras e geram 52% dos empregos no país, com forte participação nos setores de comércio e serviço. A pesquisa da entidade intitulada “Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira”, realizada com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), estima existir mais de 9 milhões de pequenos negócios em operação no mercado local.

Pelos critérios do Sebrae são PMEs negócios que faturam até R$ 3,6 milhões ao ano e empregam até 99 funcionários. Os dados demonstram a importância dessas empresas para o Brasil. Também revela crescimento do empreendedorismo, considerando que muitas pessoas quando perdem seus empregos com carteira assinada partem para negócios próprios.

Apesar disso, muitas das PMEs administram seus negócios no papel ou em planilhas Excel. Nos casos de micros empreendimentos, há situações em que os controles da empresa estão guardados na cabeça do dono.

Cinco vantagens de Cloud Computing para PMEs

A Cloud Computing tende a mudar a realidade das PMEs, entregando ferramentas para inclusão digital dos pequenos negócios com pagamento por uso dos recursos (TI). A modalidade é uma alternativa para informatizar as empresas com investimentos menores, já que muitas não possuem orçamento para TI.

Pelo sistema, as PMEs podem optar por ofertas de IaaS (infraestrutura como serviço, que envolve toda a parte de hardware), SaaS (software como serviço) e PaaS (plataformas para desenvolvimento de aplicações como serviço). Todos os serviços podem ser fornecidos pela Nuvem Pública que oferece preços bem mais acessíveis que a Cloud Privada e Híbrida.

As PMEs podem contratar pela Nuvem serviços de e-mail para se comunicar com funcionários e clientes; servidor virtual para armazenar dados e processar aplicações; hospedagem de site institucional ou até de vendas online, além de software de produtividade e gestão dos negócios.

Entre os aplicativos que as PMEs podem recorrer à Cloud Computing para aumentar sua competitividade no mercado estão os pacotes de automação e escritório como o Office da Microsoft. Outra solução importante para aprimorar a administração dos pequenos negócios são os sistemas de gestão empresarial (ERPs) que contemplam aplicativos para controlar vendas, contas a pagar, contabilidade e estoque entre outras operações de uma empresa. A tecnologia integra as várias áreas das companhias, reduz erros com trabalhos manuais e dão uma visão geral dos ganhos e perdas, auxiliando nas decisões de negócios.

Veja a seguir cinco vantagens da Nuvem para as PMEs.

1- Redução de custos

É um dos fatores que mais atraem as PMEs para Nuvem. Pela modalidade de serviços, elas podem acessar ferramentas de IaaS, SaaS e PaaS, sem a necessidade de fazer grandes investimentos iniciais.

2- Mobilidade e colaboração

A Nuvem oferece ao pequeno empresário o acesso das aplicações de seu negócio de qualquer lugar pela Internet até pelo smartphone. A Cloud Computing possibilita também compartilhamento e colaboração dos arquivos com os funcionários, bem como com clientes, trazendo ganhos de produtividade e competitividade no mercado.

3- Escritório virtual

Com o uso dos recursos de TI em Nuvem, os pequenos empresários podem tocar seu negócio com escritório virtual, sem a necessidade de instalação física, dependendo do ramo de atividade. A empresa pode ser operada de casa, em um coworking (escritório compartilhado) ou de qualquer lugar.

4-Segurança de dados

As PMEs têm a opção de contratar em Nuvem soluções de segurança para garantir a proteção dos dados como ferramentas de backup (cópia de dados online), sistemas de antivírus, criptografia etc.

5- Aprimoramento da gestão

Com aquisição de software de gestão, produtividade ou para relacionamento com o cliente pelo modelo SaaS, as PMEs têm a oportunidade de automatizar tarefas e administrar melhor seu negócio. São importantes para dar uma visão geral da operação e fortalecer a empresa para a competição com as grandes companhias.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou