Em tempos de recessão econômica, as empresas ficam mais pressionadas a fazer mais com menos, sempre com agilidade e eficiência operacional. Essa máxima tem levado companhias a buscarem soluções em Cloud Computing (Computação em Nuvem) para ampliar os recursos de Tecnologia da Informação (TI) com menos gastos. Para as que precisam colocar projetos no ar, sem gerar grande impacto no orçamento, destacamos cinco razões para a adoção de soluções de virtualização em Nuvem.
O grande atrativo da virtualização é oferecer às empresas diversos recursos de TI de forma otimizada. A tecnologia possibilita a criação de ambientes virtuais que simulam equipamentos reais para rodar as diferentes plataformas com compartilhamento de recursos de hardware. (memória, processador, interface de rede, disco, etc).
Com essas vantagens, muitas empresas e desenvolvedores têm buscado soluções de virtualização em Nuvem para construir máquinas virtuais, criar aplicações, fazer implementações, protótipos e testes, entre outras iniciativas.
A Nuvem possibilita a contratação de soluções de virtualização com acesso pela Internet, sem a necessidade da compra de servidores ou aplicativos. A companhia pode até operar um Data Center Virtual em Cloud Computing,
diminuindo gastos com infraestrutura física.
Os serviços de virtualização estão disponíveis pela Nuvem Privadas, Híbridas ou Públicas. A escolha de cada uma dessas modalidades vai depender de suas necessidades e estratégias de negócios.
Soluções de virtualização em Nuvem
Além das máquinas virtuais, sua empresa pode contratar outras soluções de virtualização pela Cloud. Veja a seguir alguns exemplos.
Virtualização de notebook:
O funcionário da sua empresa pode acessar suas as aplicações de trabalho em qualquer lugar pela Nuvem. Além da flexibilidade, o serviço reduz riscos com a perda de dados armazenados em computadores de usuário final. Se o equipamento for perdido, roubado ou danificado, todas as suas aplicações estão salvas e armazenadas na Nuvem. Pela virtualização, todos os dados do funcionário podem ser acessados por equipamento, onde quer que ele esteja.
Virtualização de aplicativos:
Com as tecnologias como Microsoft Application Virtualization (App-V), sua empresa pode empacotar, implantar e manter aplicativos de negócios de forma centralizada e simplificada na Nuvem. Seus funcionários poderão acessar qualquer aplicativo autorizado, de qualquer dispositivo.
Virtualização de desktop:
Assim como você pode virtualizar um ambiente de servidor inteiro, é possível fornecer um desktop completo ao seu funcionário, por meio da solução Virtual Desktop Infrastructure (VDI). Seu funcionário pode acessar, pela Nuvem, a sua área de trabalho, como se estivesse no escritório.
Cinco motivos para adoção de virtualização em Nuvem
Listamos a seguir cinco ganhos com a adoção da virtualização em Nuvem.
1- Flexibilidade:
Os recursos de TI virtualizados podem ser acessados de qualquer lugar e por diferentes dispositivos, oferecendo conveniência e ganhos de produtividade.
2- Rapidez na liberação dos serviços:
Um servidor virtual, por exemplo, pode ser contratado e configurado em pouco tempo. Além disso, o gerenciamento é centralizado e há a opção também da contratação de backup online de forma
simplificada.
3- Disponibilidade e segurança:
Em Nuvem, sua empresa tem mais facilidade para recuperação dos dados em caso de desastres. Com máquinas virtuais, sua empresa pode escolher o melhor ambiente para cada aplicação, seguindo diferentes requisitos de segurança. Como
as máquinas virtuais ficam separadas, a vulnerabilidade de um sistema não
prejudica os demais.
4- Redução de custos:
Uma das grandes vantagens das soluções em Nuvem é a redução de custos. Como o pagamento é por uso, sua empresa não precisa fazer grandes investimentos iniciais na compra de hardware e software. Há economia também com gastos de energia, aluguel de espaço físico, e sua empresa se torna mais sustentável, fazendo redução da emissão dióxido de carbono (CO2).
5- Medida certa para os negócios:
Os recursos de TI em Nuvem são fornecidos na quantidade e hora certas para os seus negócios. Quando as operações estão aceleradas, você pode aumentar a capacidade de processamento em Cloud e diminuir quando os picos voltarem ao ritmo normal. A elasticidade da Nuvem faz com que sua empresa se planeje melhor para as estratégias de negócios, utilizando apenas os recursos que precisa sem gastar com sistemas que ficarão ociosos.
Gostou do artigo? Comente!