Cinco benefícios financeiros de Cloud para os negócios

Redução de custos, agilidade e aumento de produtividade são alguns dos benefícios financeiros gerados pelo uso de TI em Cloud, com impacto nos resultados

A Cloud Computing (Computação em Nuvem) é uma das tecnologias de maior impacto na transformação das empresas, revela o estudo global “Elevating Business in the Cloud”, realizado pela consultoria internacional KPMG com mais de 500 companhias de vários segmentos da economia ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Segundo a pesquisa, 50% das empresas abordadas apostam em Cloud para reduzir custos e obter benefícios financeiros.

O levantamento da KPMG, divulgado no ano passado, constatou que a Nuvem está promovendo mudanças em larga escala em companhias de todos os portes. As iniciativas visam não apenas redução de custos, mas também benefícios financeiros.

Entre as vantagens com a Cloud, 42% das empresas entrevistadas mencionaram que conseguiram dar mais flexibilidade e mobilidade aos funcionários. Para 37%, o uso de ferramentas em Nuvem melhorou o alinhamento e interação com os clientes, enquanto 54% reportaram ganhos de produtividade. Os avanços com a Cloud geram benefícios financeiros, sinaliza a KPMG.

Outro estudo global chamado “InfoBrief – Não fique para trás: como ampliar a adoção da nuvem”, feito pela IDC a pedido da Cisco, indicou que 53% das organizações acreditam que o uso de Cloud traz benefícios financeiros com aumento de receita esperado ao longo dos próximos dois anos.

A pesquisa envolveu 3,4 mil empresas de 17 países, entre os quais o Brasil, que estão implementando soluções de Nuvem Pública, Privada e Híbrida em seus ambientes de Tecnologia da Informação (TI)

Os benefícios financeiros com Cloud esperados pelas companhias deverão vir de fatores como redução de custos operacionais, aumento de escalabilidade da infraestrutura de TI, maior produtividade das equipes e diminuição de riscos no processamento das aplicações críticas de negócios.

Benefícios financeiros de Cloud

Para que sua empresa possa avaliar as vantagens da adoção de TI em Nuvem, listamos a seguir cinco benefícios financeiros de Cloud para os negócios.

1- Redução de custos

É um dos benefícios financeiros de Cloud que mais salta aos olhos das empresas quando decidem migrar para Nuvem. Pela modalidade, as companhias não precisam fazer investimento inicial em hardware para colocar uma aplicação nova no ar. As empresas economizam também por não precisar comprar licenças de banco de dados e outras ferramentas para desenvolvimento das soluções. Há ainda corte de despesas com consumo de energia, mão de obra e com manutenção da infraestrutura de TI.

2- Elasticidade e agilidade

A elasticidade, que permite a contração de TI sob demanda, é um dos benefícios financeiros de Cloud porque as empresas passam a comprar somente o que precisam. Antes da Nuvem, as companhias investiam em servidores físicos para processar as aplicações e nem sempre usavam toda a sua capacidade adquirida. Um exemplo é a folha de pagamento, com picos de processamento mais entre final e início de mês. As contratações de infraestrutura como serviço em Nuvem (IaaS) elimina ociosidade das máquinas, oferecendo recursos rápidos na medida adequada e no momento certo para os negócios.

3- Economia com licenças de software

A compra de software como serviço (SaaS) traz ganhos financeiros por dispensar investimentos com licença dos aplicativos. Além disso, o gerenciamento das soluções em Nuvem oferece preços mais competitivos que o software comercializado em caixas. Outra vantagem é que a cobrança por meio de assinaturas (mensais, trimestrais, semestrais ou anuais) é fixa, o que permite um melhor planejamento das despesas.

4- Aumento de produtividade

Ao mover aplicações corporativas para Cloud, os funcionários ganham mobilidade, o que acaba trazendo benefícios financeiros para a empresa. Os colaboradores não precisarão mais estar no escritório para acessar as ferramentas que utilizam para executar suas tarefas diárias, como por exemplo, consulta a e-mail. Os times podem exercer suas atividades em qualquer lugar e com mais flexibilidade, o que contribui também para aumento de satisfação das equipes.

5- TI mais alinhada aos negócios

A migração para Cloud reduz gastos com equipes de TI, diminuindo a quantidade de especialistas focados em atividades operacionais, tarefa que passa a ser desempenhada pelo provedor de Nuvem. Com a mudança, os profissionais de TI ficam mais livres para trabalhar próximo ao negócio. A sintonia com as estratégias da empresa abre espaço para inovação e criação de soluções que tragam benefícios financeiros para os negócios.

Gostou o artigo? Comente!


Comente o que achou