CDO é o novo profissional de TI

Saiba o que faz um Chief Digital Officer (CDO), ou diretor digital, responsável pela conexão entre tecnologia e negócios. Clique aqui e saiba mais.

A corrida das companhias para ganharem vantagens competitivas e mais eficiência com uso das novas tecnologias impulsionou a criação de um novo cargo no mercado de Tecnologia da Informação (TI): o Chief Digital Officer (CDO) – diretor digital. Mas, o que é CDO? Sua missão é promover a inovação e colocar a empresa na trilha da Era Digital para tornar os negócios mais lucrativos.

Entenda o que é CDO

O novo profissional exercerá posição executiva de “C-Level” (“C” de Chief) e fará parte do alto escalão da companhia. Seu objetivo é definir uma estratégia para transformar empresas analógicas em digitais.

O cargo de CDO surgiu na rasteira da Terceira Plataforma, sustentada pelas megatendências tecnológicas como mobilidade, Cloud Computing, rede social, Big Data (que analisa grandes volumes de dados com inteligência) e Internet das Coisas (IoT).
O papel desse executivo é bastante desafiador. Ele terá de saber como utilizar as novas tecnologias para integrar processos existentes e criar produtos e serviços que tragam valor aos negócios.

Hoje, TI permeia toda a operação de uma companhia, que precisa ter processos bem alinhados para aumento de eficiência operacional com redução de custos. Para promover mudanças, a empresa precisa de uma agenda digital.

A mobilidade está fomentando muitos serviços, gerando toneladas de dados que as organizações nem sempre têm infraestrutura interna suficiente para atender. O resultado disso é a migração desses dados para a Nuvem. Todas essas alavancas estão conduzindo os negócios para a transformação digital.

Pela importância que a digitalização está ganhando nas corporações, o Gartner estima que 90% das grandes companhias terão um CDO em seus quadros até 2019.

De acordo com a consultoria, os líderes empresariais estão começando a compreender o enorme potencial do negócio digital. Esse entendimento faz com que busquem melhor retorno sobre o uso de novas tecnologias, como, por exemplo, de Cloud Computing.

Competências de um CDO

O CDO ainda é um talento raro no mercado brasileiro e também no exterior. Esse profissional precisa dominar TI, ter visão estratégica de negócios, marketing digital, além de transitar bem pelas diversas áreas da companhia e saber antecipar tendências.
Como um líder digital, o CDO terá de saber como sua empresa pode usar Big Data para se diferenciar, como a Nuvem pode apoiar os novos projetos como e-commerce, automação de processos por meio da Inteligência Artificial e outras novidades tecnológicas que estão no mercado.

Achar um profissional que colecione todas essas competências no currículo não é tarefa fácil para as companhias. Quem está mais apto a ocupar o cargo de CDO? Aquele que domina tecnologias e tem perfil para conduzir a revolução digital da organização, tem grande chance de assumir essa posição.

A revista Harvard Business Review informa que 20% dos CIOs já exercem o papel de CDO, embora não carreguem esse título. O CDO Club, destaca que a procura por esses talentos vem aumentando no mercado.

A vaga de CDO será para os que sabem tirar proveito da economia digital, explorando principalmente as vantagens da Cloud Computing. Esse novo profissional terá de definir como contemplar, em sua estratégia, soluções de infraestrutura (IaaS), software (SaaS) e plataforma (PaaS) como serviço nas modalidades de Nuvem Pública, Privada e Híbrida para suportar as iniciativas da transformação digital.

Gostou do artigo? Comente!


Comente o que achou