Muitas pessoas aproveitam o começo de ano para traçar metas, revisar plano de carreira e fazer novos cursos para aprimoramento profissional. Alguns resolvem voltar à universidade em busca de mestrado, doutorado ou especialização. Aos talentos de Tecnologia da Informação (TI) que estão pensando em investir em pós-graduação em Cloud Computing (Computação em Nuvem), listamos algumas sugestões de programas para dar um salto nessa área.
Os profissionais com visão de negócios e domínio das novas tecnologias aumentam as chances de melhores empregos e mais valorização no mercado, ainda mais no setor de TI que sofre com falta de mão de obra especializada no Brasil.
A Cloud Computing é uma das tecnologias emergentes que mais avança nas companhias. É parte da chamada Terceira Plataforma de TI juntamente como mobilidade, Big Data (ferramenta para uso de dados com inteligência) Social Business (rede social) e Internet das Coisas. Por essa razão está entre as prioridades da agenda dos Chief Information Officers (CIOs) para 2017 e nos próximos anos.
Como é uma tecnologia base para novos projetos, a Nuvem é a espinha dorsal para a transformação digital dos negócios que vem ocorrendo em muitas organizações. Seus serviços estão sendo utilizados para revigorar a área de TI, automatizar processos, melhorar a experiência do cliente e colocar a inovação no radar das companhias, além de reduzir custos com tecnologia.
Estudos da consultoria norte-americana 451 Research preveem que em 2017 os serviços em Nuvem levarão a maior parte do orçamento de TI das organizações, chegando a 34% das despesas totais. Esse índice está acima dos 28% registrados em 2016.
A IDC estima que em 2020 uma parcela de 67% de toda infraestrutura de TI será baseada em Cloud Computing. Isso sinaliza que as companhias vão demandar e muito por talentos com habilidade em Nuvem para liderar projetos que contemplam a revolução tecnológica.
Os que tiverem domínio dessa tecnologia promissora tendem a se dar bem e destacar-se no mercado de trabalho.
Programas de pós-graduação em Cloud Computing
Diversas universidades brasileiras incluíram em sua grade de pós-graduação programas de MBA (Master Business Administration) ou MIT (Master Information Techonology) com especialização em Cloud Computing.
Há opções de cursos de pós-graduação em Cloud Computing em instituições brasileiras e internacionais, com possibilidade de o candidato fazer parte da carga horária a distância. Os programas são destinados aos profissionais graduados que tenham conhecimento de TI ou estejam atuando no setor.
Geralmente, o processo de seleção exige a apresentação de forma objetiva de um projeto que o candidato pretende desenvolver na área de Cloud Computing. É preciso comprovar formação em nível superior e passar por uma entrevista com o coordenador do curso.
Veja a seguir, dicas de cursos de pós-graduação em Cloud Computing que começam no primeiro trimestre e que estão com inscrições abertas. Pode ser um caminho para ajudar você a dar um upgrade em seu currículo em 2017.
MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing
É a terceira turma do curso oferecido pela Business School Brasil. O programa com carga horária de 368 horas será ministrado em Fortaleza (CE), com aulas em dois sábados por mês, começando em janeiro. O objetivo do programa é mostrar na prática os fundamentos científicos para melhorar o desempenho das empresas por meio do uso da Computação em Nuvem. Veja mais informações aqui.
MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing
Com o mesmo nome do curso da Business School Brasil, a FIAP oferece esse programa com 360 horas, com início em 11 de abril de 2017. Curso dura um ano e aulas são ministradas três vezes por semana. A proposta do programa é formar gestores para implementação de projetos de Cloud Computing; arquitetos com capacidade para definir plataforma; profissionais com habilidade para integrar soluções de negócios com serviços atuais das companhias, além de fornecer capacidade para integração das diversas tecnologias de Cloud Computing (Redes, Data Centers, Servidores, Virtualização, Banco de Dados, Big Data, Sistemas, entre outras). Veja mais informações aqui.
MBA em Projetos de Cloud Computing Contexto
Com carga horária de 435 horas, o curso de pós-graduação é ministrado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançado (IBTA). Aborda aspectos da tecnologia de Computação em Nuvem, especialmente soluções, arquiteturas e segurança. Sua proposta é formar especialistas em soluções de Cloud Computing, incluindo a formação em gerência de projetos, com metodologia PMI (Project Management Institute).
A grade curricular aborda os principais problemas relacionados ao projeto, implementação e integração de serviços em uma infraestrutura de Computação na Nuvem, usando soluções e ferramentas dos principais players do mercado. Veja mais informações aqui.
MIT (Master Information Techonology) em Cloud Computing, Virtualização e Gestão de Data Center
Oferecido pela Escola Superior da Tecnologia da Informação, do Rio de Janeiro (RJ), o curso destina-se a graduados em TI com experiência em redes de computadores. A pós-graduação é composta por blocos de aprendizado, totalizando 440 horas/aula.
Finalidade do programa é oferecer ao aluno a oportunidade de se aprofundar em uma das mais promissoras áreas da tecnologia: a administração de grandes volumes de dados seja em Data Centers próprios ou na Nuvem.
Expectativa do curso é que, ao final, o profissional consiga dominar a virtualização e ser capaz de otimizar os recursos de TI com significativa economia para sua organização. Veja mais informações aqui.
Pós-Graduação em Cloud Computing a distância
O curso de 18 meses e carga horária de 360 horas é uma das opções de Ensino a Distância (EAD) oferecidas pelo Senac. As aulas vão de março de 2017 a junho de 2018.
O público-alvo são graduados que atuam na área de TI como formados em ciência da computação, análise de sistemas, sistemas de informação, tecnologia da informação, redes de computadores, desenvolvimento Web, banco de dados, matemática ou engenharia.
A pós-graduação abordará temas como fundamentos de Computação em Nuvem; arquitetura de solução em Nuvem; infraestrutura e plataforma como serviço, SaaS (Software como Serviço); segurança; implementação de projetos; tendências e inovação, entre outros assuntos. Veja mais informações aqui.
Gostou do artigo? Comente!