Carreira: 5 certificações para profissionais de Cloud Computing

Avanço dos negócios em Nuvem demanda talentos capacitados. Os exames para obter certificações são o primeiro passo se destacar no mercado

Projeções das consultorias IDC e Gartner sinalizam que o mercado de Cloud Computing (Computação em Nuvem) deverá crescer a patamares de 20% ao ano. Esse aumento tende a gerar demanda por talentos com habilidades nas várias tecnologias que suportam os serviços. Para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) que querem atuar nessa área e buscam capacitação, uma dica é investir em certificações reconhecidas e valorizadas pelas empresas. Listamos cinco delas neste post.

Associações internacionais e indústrias estão tentando capacitar especialistas nas novas tecnologias por meio das certificações em cursos de Cloud Computing. As credenciais atestam que o profissional tem conhecimento em determinada ferramenta.

Os cursos que dão certificações substituem os de graduação ou de especialização, mas dão base técnica ao profissional com treinamento rápido. As novas credenciais abrangem as três modalidades principais de Nuvem que são Infraestrutura (IaaS), Software (SaaS) e Plataforma (PaaS), entregues pelas Cloud Pública, Privada e Híbrida.

Algumas das certificações são como uma espécie de selo de qualidade porque diferenciam o profissional e até podem trazer aumento de salário ou uma promoção, dependendo da política de Recursos Humanos onde o empregado trabalha.

Para obter as certificações de Cloud, o candidato precisa passar por um treinamento e depois ser submetido a um exame, que geralmente é oferecido online por uma empresa autorizada para analisar o conhecimento do profissional.

Benefício das certificações

Um estudo realizado pela consultoria IDC juntamente com a CompTia, que emite credenciais de TI para os principais fornecedores do mercado, constatou que funcionários certificados superam em 53% o desempenho em suas atividades em comparação aos que não passaram pelas sabatinas dos cursos que concedem o atestado de domínio das plataformas.

O relatório destaca ainda que os talentos que obtiveram certificações são mais confiantes na execução de suas tarefas, têm mais informações sobre as tecnologias e aprendem o trabalho com mais rapidez.

Cinco certificações para carreira em Cloud

1- Cloud Open Exam (COE)

Destinado aos que estão iniciando no mercado de Cloud. O selo é expedido pelo Cloud Institute com exame gratuito. Avalia conhecimentos básicos em Nuvem e funciona como ferramenta de aprendizagem para habilitar o candidato para outras certificações da entidade como o Certified Nuvem Professional ou a nuvem Certified.

2- EXIN Cloud Computing Foundation

Certificado do EXIN oferece capacitação sobre conceitos básicos de Cloud Computing. Aborda os princípios de Cloud (Pública, Privada e Híbrida) e enfatiza aspectos gerais do gerenciamento de serviços em Nuvem. Os candidatos são profissionais de TI (administradores, gerentes de serviços e equipes de provedores) ou os que ocupam cargos gerenciais.

3- Cloud Essentials e Cloud+

Ambas são oferecidas pela CompTia. A primeira aborda fundamentos básicos e conceitos de Cloud Computing. Seu objetivo não é garantir as competências em uma solução com alguma tecnologia específica, mas conhecimentos teóricos e práticos. Já a segunda capacita o profissional para entendimento sobre ambiente de rede e infraestrutura. As duas exigem conhecimento prévio de Cloud.

4- Certified Cloud Security Professional (CCSPSM)

Foi lançada na América Latina no final do ano passado pela Cloud Security Alliance (CSA) e o The International Information Systems Security Certification Consortium (ISC)². A certificação é direcionada a profissionais envolvidos com aquisição de serviços, proteção e gerenciamento de ambientes ou serviços Cloud (armazenados na Nuvem) e que buscam o mais elevado padrão de segurança. Podem buscar a credencial talentos com mais de cinco anos de experiência em TI, sendo três ou mais com atuação em segurança da informação e um em segurança em Nuvem.

5- Certified Information Systems Security Professional (CISSP)

Também emitida pelo (ISC)², é um dos certificados mais valorizados do mercado por abranger um conteúdo neutro, comprovando que os profissionais credenciados têm compreensão ampla da área de segurança da informação para gerenciar problemas do dia a dia. Atesta conhecimento em segurança digital, Cloud Computing, mobilidade, gestão de risco e outras tecnologias.

Gosto do artigo? Comente!


Comente o que achou